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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11352
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | TEICHRIEB, Veronica | |
dc.contributor.author | ANJOS FILHO, Ronaldo Ferreira dos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T12:22:15Z | |
dc.date.available | 2015-03-09T12:22:15Z | |
dc.date.issued | 2011-03-03 | |
dc.identifier.citation | ANJOS FILHO, Ronaldo Ferreira dos. Hydra: arquitetura e framework para desenvolvimento de ambientes virtuais. Recife, 2011. 91 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11352 | |
dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos experimentados nos últimos anos (tanto em hardware quanto em software) permitiram aos usuários domésticos executar aplicações complexas relacionadas a ambientes virtuais, tais como de Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), Realidade Mista (RM), Jogos, dentre outras, em seus computadores. Em decorrência também desses avanços, foi possível aos desenvolvedores a criação de ferramentas com o intuito de auxiliar o desenvolvimento dessas aplicações, influenciando assim as mais diversas áreas da indústria, como Cinema e Jogos. Na literatura podem ser encontrados diversos frameworks para o desenvolvimento de aplicações de ambientes virtuais. Neste contexto é proposto Hydra, uma plataforma que possui dois objetivos principais: promover o desenvolvimento rápido de aplicações, mas abrangendo os mais diversos aspectos relacionados a ambientes virtuais (gráfico, sonoro, físico, dentre outros), e possibilitar a customização do próprio Hydra, oferecendo meios para que os usuários, a partir de plugins, definam o modo como ele irá desempenhar suas funcionalidades. Ao final deste trabalho foram desenvolvidos alguns plugins e uma aplicação teste com o intuito de validar preliminarmente a definição e implementação da arquitetura da plataforma Hydra, tendo sido constatado que, ainda como protótipo, a plataforma atende satisfatoriamente aos objetivos de desenvolvimento rápido, oferecendo aos usuários interfaces de programação simplificadas e integração entre os diversos componentes presentes em ambientes virtuais, e customização, permitindo maior controle do usuário a respeito de como a plataforma executa suas funcionalidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas Multimídia | pt_BR |
dc.subject | Realidade Virtual | pt_BR |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.title | Hydra: Arquitetura e Framework para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertação Mestrado - Ronaldo Ferreira dos Anjos Filho - Hydra_Arquitetura e Framework para Dese.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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