Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11284
Título: Efetividade substancial: utilidade da prestação jurisdicional pautada no princípio constitucional da razoável duração do processo e sua máxima instrumentalização
Autor(es): BARRETO, Ricardo de Oliveira Paes
Palavras-chave: Princípio; Razoável; Duração; Processo; Máxima; Instrumentalização
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARRETO, Ricardo de Oliveira Paes. Efetividade substancial: utilidade da prestação jurisdicional pautada no princípio constitucional da razoável duração do processo e sua máxima instrumentalização. 121 f. Tese (Doutorado em Direito) – Centro de Ciências Jurídicas/Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2014.
Resumo: Pela reforma constitucional do Poder Judiciário brasileiro levada a efeito pela Emenda Constitucional n° 45/04, consagrou-se expressamente como direito e garantia fundamental do cidadão a razoável duração do processo e os meios que garantem a celeridade de sua tramitação. O conceito, a eficácia, os destinatários, o meio de defesa e a aplicação do citado princípio serão objeto de análise na presente tese, em especial no âmbito do direito processual civil brasileiro. Esse princípio, que vem em decorrência do denominado neoprocessualismo, deve ser entendido como um novo e importante instrumento pelo qual a jurisdição estatal tem a obrigação de se comprometer em prestar as tutelas reclamadas em tempo mínimo razoável, a depender de cada caso concreto, e para tanto é de suma importância igualmente compreender quais os mecanismos técnicos processuais e os meios capazes de alterar a consciência jurídica dos seus operadores que devem ser modernizados para atender adequadamente, de forma efetivamente útil, os justos anseios daqueles que buscam no Poder Judiciário a solução de suas pretensões. Na conclusão, será elaborada síntese do princípio da duração razoável do processo e dos meios que possam garantir a celeridade na tramitação dos processos, bem como se define a sua aplicação no direito processual civil brasileiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11284
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Direito

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ricardo de Oliveira Barreto.pdf985,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons