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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11228

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Título: O processo de transformação da comunicação entre terapeuta e paciente
Autor(es): Silva, Ana Cláudia Alves da
Palavras-chave: Psicoterapia; Processo de comunicação; Relação terapêutica
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Ana cláudia Alves da. O processo de transformação da comunicação entre terapeuta e paciente. Recife, 2012. 200 folhas ; Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2012 .
Abstract: Neste estudo partimos da compreensão de que as trocas executadas entre terapeuta e cliente em processo psicoterapico podem ser compreendidas como um sistema de comunicação(Fogel, 1993; Fogel & Lyra, 1997). Baseando esta concepção, tomamos como paradigma teórico a ideia de que relações interpessoais podem ser metaforicamente entendidas como sistemas de comunicação em processo de desenvolvimento. Estes sistemas geram significados para seus participantes e transformam tanto a relação estabelecida entre eles, como os indivíduos participantes, em si (Lyra & Fogel, 1997). Uma segunda premissa neste estudo é que trocas de comunicação podem ser descritas como sendo organizadas, ao longo do tempo, em padrões de organização que emergem como estados atratores ao longo de diversos processos de comunicação, dentre eles as trocas entre terapeuta e cliente (Fogel, 1993; Lyra, 2006a,b). A compreensão destes padrões é importante para entender como os processos de mudança fluem em diferentes contextos de relação. Entendendo esta premissa, buscamos por padrões de organização num processo psicoterápico de um casal, num formato breve de 10 seções psicoterápicas videografadas. Aplicamos o método microgenetico (Lavelli & cols., 2005), oriundo dos estudos do desenvolvimento da comunicação no inicio da vida. Como resultado, encontramos três padrões de organização da comunicação: estabelecimento de temática, exploração de temática e co-construção de significado. Estes padrões revelam um processo em que terapeuta e clientes mudam, estabelecendo um processo criativo que permite a emergência de novos significados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11228
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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