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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11102
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Título : | Representações sociais da maternidade segundo mães de crianças com deficiência |
Autor : | Silva, Fernando Antônio da |
Palabras clave : | Representações sociais; Maternidade; Criança com deficiência |
Fecha de publicación : | 31-ene-2012 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Fernando Antônio da. Representações sociais de maternidade segundo mães de crianças com deficiência. Recife, 2012. 130 f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Recife, 2012.. |
Resumen : | Esta pesquisa compreendeu os elementos constitutivos das representações sociais da maternidade segundo mães de crianças com deficiência, com foco no cotejo com as concepções de filho ideal e relacionando-as aos contextos da zona rural e zona urbana do estado de Pernambuco. Na sociedade contemporânea a problemática da criança/pessoa com deficiência levanta desafios relacionados aos processos de inclusão social, assim como às crenças de natureza preconceituosa, geradores de sofrimentos para a criança e seu entorno familiar, em especial suas mães. Foi utilizado o referencial da Psicologia Social sociológica, em particular os aportes teóricos de Moscovici (2010), Jodelet (2004) e Abric (2003), a partir da Teoria das Representação Sociais, que considera as formas de conhecimento compartilhadas fundamentais para a construção social da realidade, assim como das relações entre os objetos sociais. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, com foco plutimetodológico (CRUZ, 2006); o campo foi o Centro de Reabilitação e Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado e a Fundação Perrone de apoio à criança com deficiência; as participantes foram 60 mães de crianças com deficiência atendidas nessas instituições, sendo 30 do Recife e 30 de Limoeiro. A fase empírica se desenvolveu em três etapas: a associação livre, 5 palavras para cada um dos 4 termos indutores; a hierarquização, pela importância atribuída às palavras; e a entrevista semi-estruturada, construída com base nas hierarquizações. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo de Bardin (2008). Nos resultados a Representação Social da maternidade de crianças com deficiência revestida de crenças naturalizantes sobre o ser mãe amorosa e dedicada; modificações periféricas, nos planos adiados, em mais trabalho com a educação e a saúde dos filhos, aprendizagem formal acerca da deficiência e crescimento pessoal; no sentido simbólico, o recurso ao sagrado apresentou a maternidade do filho com deficiência ancorada a uma bênção divina, o que ressignifica a experiência da maternidade considerada difícil, inesperada e compartilhada com outras mulheres da família. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11102 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
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