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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11102

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Fatima Maria Leite -
dc.contributor.authorSilva, Fernando Antônio da-
dc.date.accessioned2015-03-06T13:41:39Z-
dc.date.available2015-03-06T13:41:39Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Antônio da. Representações sociais de maternidade segundo mães de crianças com deficiência. Recife, 2012. 130 f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Recife, 2012..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11102-
dc.description.abstractEsta pesquisa compreendeu os elementos constitutivos das representações sociais da maternidade segundo mães de crianças com deficiência, com foco no cotejo com as concepções de filho ideal e relacionando-as aos contextos da zona rural e zona urbana do estado de Pernambuco. Na sociedade contemporânea a problemática da criança/pessoa com deficiência levanta desafios relacionados aos processos de inclusão social, assim como às crenças de natureza preconceituosa, geradores de sofrimentos para a criança e seu entorno familiar, em especial suas mães. Foi utilizado o referencial da Psicologia Social sociológica, em particular os aportes teóricos de Moscovici (2010), Jodelet (2004) e Abric (2003), a partir da Teoria das Representação Sociais, que considera as formas de conhecimento compartilhadas fundamentais para a construção social da realidade, assim como das relações entre os objetos sociais. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, com foco plutimetodológico (CRUZ, 2006); o campo foi o Centro de Reabilitação e Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado e a Fundação Perrone de apoio à criança com deficiência; as participantes foram 60 mães de crianças com deficiência atendidas nessas instituições, sendo 30 do Recife e 30 de Limoeiro. A fase empírica se desenvolveu em três etapas: a associação livre, 5 palavras para cada um dos 4 termos indutores; a hierarquização, pela importância atribuída às palavras; e a entrevista semi-estruturada, construída com base nas hierarquizações. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo de Bardin (2008). Nos resultados a Representação Social da maternidade de crianças com deficiência revestida de crenças naturalizantes sobre o ser mãe amorosa e dedicada; modificações periféricas, nos planos adiados, em mais trabalho com a educação e a saúde dos filhos, aprendizagem formal acerca da deficiência e crescimento pessoal; no sentido simbólico, o recurso ao sagrado apresentou a maternidade do filho com deficiência ancorada a uma bênção divina, o que ressignifica a experiência da maternidade considerada difícil, inesperada e compartilhada com outras mulheres da família.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectCriança com deficiênciapt_BR
dc.titleRepresentações sociais da maternidade segundo mães de crianças com deficiênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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