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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11047

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Título: Ações Educativas e a Adesão ao Acompanhamento Audiológico de Neonatos e Lactentes
Autor(es): Silva, Adriana Ribeiro de Almeida e
Palavras-chave: Educação em Saúde; Audição; Triagem Neonatal; Neonato; Lactente
Data do documento: Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Adriana Ribeiro de Almeida e. Ações educativas e a adesão ao acompanhamento audiológico de neonatos e lactentes. Recife, 2013. 100 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, 2013
Abstract: O alto índice de evasão ao acompanhamento audiológico infantil é apontado como o principal problema na efetividade dos programas de triagem auditiva neonatal. Objetivou-se verificar a relação entre a ação educativa em saúde auditiva e a adesão das mães de neonatos e lactentes ao acompanhamento audiológico. Trata-se de uma pesquisa observacional, analítica e longitudinal prospectiva, realizada no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, com 188 mães de neonatos e lactentes atendidos no Programa de Saúde Auditiva Infantil, nascidos no período de junho a novembro de 2011 e encaminhados para acompanhamento audiológico. Pôde-se observar que 29,8% (n=56) das mães estudadas aderiram ao acompanhamento audiológico, com 62,0% (n=31) destas relatando ter recebido ao menos uma orientação sobre saúde auditiva. A prática da ação educativa é um fator significante para a adesão ao acompanhamento audiológico. Dentre os aspectos socioeconômicos e demográficos estudados, a ‘região de moradia’ apresentou associação estatisticamente significante em relação à adesão ao acompanhamento audiológico. A presença de indicadores de risco e o resultado ‘falha’ na triagem auditiva não foram significantes em relação à adesão ao acompanhamento audiológico. A ação educativa mostrou-se efetiva para melhorar a adesão das mães de neonatos e lactentes ao acompanhamento audiológico e deve ser inserida e monitorada nos programas de saúde auditiva infantil, aumentando sua efetividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11047
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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