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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11047

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGriz, Silvana Maria Sobral -
dc.contributor.authorSilva, Adriana Ribeiro de Almeida e-
dc.date.accessioned2015-03-06T12:55:36Z-
dc.date.available2015-03-06T12:55:36Z-
dc.date.issued2013-02-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Ribeiro de Almeida e. Ações educativas e a adesão ao acompanhamento audiológico de neonatos e lactentes. Recife, 2013. 100 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11047-
dc.description.abstractO alto índice de evasão ao acompanhamento audiológico infantil é apontado como o principal problema na efetividade dos programas de triagem auditiva neonatal. Objetivou-se verificar a relação entre a ação educativa em saúde auditiva e a adesão das mães de neonatos e lactentes ao acompanhamento audiológico. Trata-se de uma pesquisa observacional, analítica e longitudinal prospectiva, realizada no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, com 188 mães de neonatos e lactentes atendidos no Programa de Saúde Auditiva Infantil, nascidos no período de junho a novembro de 2011 e encaminhados para acompanhamento audiológico. Pôde-se observar que 29,8% (n=56) das mães estudadas aderiram ao acompanhamento audiológico, com 62,0% (n=31) destas relatando ter recebido ao menos uma orientação sobre saúde auditiva. A prática da ação educativa é um fator significante para a adesão ao acompanhamento audiológico. Dentre os aspectos socioeconômicos e demográficos estudados, a ‘região de moradia’ apresentou associação estatisticamente significante em relação à adesão ao acompanhamento audiológico. A presença de indicadores de risco e o resultado ‘falha’ na triagem auditiva não foram significantes em relação à adesão ao acompanhamento audiológico. A ação educativa mostrou-se efetiva para melhorar a adesão das mães de neonatos e lactentes ao acompanhamento audiológico e deve ser inserida e monitorada nos programas de saúde auditiva infantil, aumentando sua efetividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectTriagem Neonatalpt_BR
dc.subjectNeonatopt_BR
dc.subjectLactentept_BR
dc.titleAções Educativas e a Adesão ao Acompanhamento Audiológico de Neonatos e Lactentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLinhares, Francisca Márcia Pereira -
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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