Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10899
Título: Planejamento estratégico participativo : um estudo em uma instituição de ensino superior privada
Autor(es): Marinho, Luzileide Euzébio
Palavras-chave: Gestão estratégica; Planejamento estratégico; Gestão de instituição de ensino superior privada
Data do documento: 28-Ago-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARINHO, Luzileide Euzébio. Planejamento estratégico participativo: um estudo em uma instituição de ensino superior privada. Recife, 2011. xi, 94 folhas : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2011.
Resumo: Este estudo procurou verificar a existência e a percepção sobre a importância do planejamento estratégico em uma instituição de ensino superior privada da cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas. Buscou-se identificar as estratégias e ferramentas de gestão que a mesma vem utilizando. A coleta de dados foi feita por meio de questionários, que foram respondidos por quatro funcionários da área administrativa, vinte e seis professores e a sócia majoritária que também é diretora geral da IES estudada. Destaca a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão, principalmente para dar qualidade aos processos e lidar com situações futuras. Identifica que problemática está na não valorização do planejamento estratégico como ferramenta administrativa, confirmando a hipótese que a questão está na percepção da diretora e no caráter conservador e centralizador da administração da instituição, que não valoriza o planejamento estratégico participativo como ferramenta de gestão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10899
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ATUALIZADA.pdf983,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons