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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10829
Título: A trilogia do riso: riso, transgressão e política na trilogia della vita de Pier Paolo Pasolini
Autor(es): Gomes, Mariana Andrade
Palavras-chave: Riso; Política; Cinema; Pasolini
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOMES, Mariana Andrade. A trilogia do riso: riso, transgressão e política na Trilogia della vita de Pier Paolo Pasolini. Recife, 2013. 167 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2013.
Resumo: Desde suas mais remotas produções estéticas e filosóficas, o homem demonstrou a necessidade e o interesse pelo riso. Ambivalente desde o início, o riso possui o poder de afirmar ou subverter, o que lhe concede um eficaz teor político e ideológico, refletindo metaforicamente a conjuntura na qual se insere. O valor que as sociedades atribuíram ao riso foi se modificando no decorrer do tempo,e suas características seguiram o compasso destas transformações ideológicas, históricas, culturais, sociais e estéticas. É no contexto histórico, cultural e social do riso contemporâneo e em suas ligações como riso coletivo e ritualizado medieval e oriental, evocado pelas obras homônimas que servem de base para o conjunto dos três filmes, que esta dissertação pretende analisar a Trilogia della vita, do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Portanto, o presente estudo propõe o seguinte problema: como as obras Decameron(1971), The Canterbury Tales (1972) e Arabian Nights (1974) dialogam com a tradição cômica popular, especialmente em suas raízes medievais, servindo como projeto político que problematiza a corrupção dos corpos e das mentes nas circunstâncias do capitalismo tardio moderno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10829
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

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