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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10829
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Eduardo Duarte Gomes da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Mariana Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T17:52:59Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T17:52:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Mariana Andrade. A trilogia do riso: riso, transgressão e política na Trilogia della vita de Pier Paolo Pasolini. Recife, 2013. 167 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10829 | - |
dc.description.abstract | Desde suas mais remotas produções estéticas e filosóficas, o homem demonstrou a necessidade e o interesse pelo riso. Ambivalente desde o início, o riso possui o poder de afirmar ou subverter, o que lhe concede um eficaz teor político e ideológico, refletindo metaforicamente a conjuntura na qual se insere. O valor que as sociedades atribuíram ao riso foi se modificando no decorrer do tempo,e suas características seguiram o compasso destas transformações ideológicas, históricas, culturais, sociais e estéticas. É no contexto histórico, cultural e social do riso contemporâneo e em suas ligações como riso coletivo e ritualizado medieval e oriental, evocado pelas obras homônimas que servem de base para o conjunto dos três filmes, que esta dissertação pretende analisar a Trilogia della vita, do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Portanto, o presente estudo propõe o seguinte problema: como as obras Decameron(1971), The Canterbury Tales (1972) e Arabian Nights (1974) dialogam com a tradição cômica popular, especialmente em suas raízes medievais, servindo como projeto político que problematiza a corrupção dos corpos e das mentes nas circunstâncias do capitalismo tardio moderno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Riso | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Pasolini | pt_BR |
dc.title | A trilogia do riso: riso, transgressão e política na trilogia della vita de Pier Paolo Pasolini | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertação Mariana Andrade.pdf | 11,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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