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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10732

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Title: Que profissão é essa? A construção de significados para a profissão do administrador em sites acessados por futuros graduandos
Authors: Silva, Thaysa Danyella Lira da
Keywords: Significado; Administrador; Análise Crítica do Discurso
Issue Date: 20-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Thaysa Danyella Lira da. Que profissão é essa? A construção de significados para a profissão do administrador em sites acessados por futuros graduandos. Recife, 2013. 141 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.
Abstract: No Brasil, o curso de Administração foi demarcado por um crescimento vertiginoso nas últimas duas décadas. Em 2012, 833.042 estudantes escolheram essa graduação dentre mais de duzentas opções de cursos oferecidos no país (INEP, 2013). Esse movimento de estudantes rumo à Administração leva-nos a questionar quais significados são construídos para profissão do administrador? Mediante esse escopo, adota-se como perspectiva teórica-metodológica a análise crítica do discurso (ACD) de Fairclough (2008). Delimitado esse recorte, iniciou-se o percurso analítico com entrevistas exploratórias (QUIVY; CAMPENHOUDT, 2004) realizadas com estudantes recém ingressos em uma instituição pública federal e uma instituição privada multinacional. A consolidação desses dados conduziu-nos para analisar a construção discursiva do profissional da administração veiculada na internet. Três sites compuseram um corpus de 70 textos subcategorizados em matérias, colunas e notícias. Construiu-se um enquadre da proposta de Fairclough (2008) para subsidiar a análise que se deu em duas etapas. A etapa 1 levantou um mapa de significação detectando-se os seguintes campos semânticos para a profissão do administrador: (1) profissão generalista, (2) profissão não vocacionada, (3) mercado amplo, (4) profissão necessária no cotidiano, (5) empreendedor, (6) atividade profissional, (7) profissão que contribui para o desenvolvimento. Na etapa 2, discutem-se a construção desses significados e os processos históricos, sociais e ideológicos subjacentes a essa significação. Observa-se que essa (re)significação entremeia-se a uma ideologia gerencialista, que torna excessivamente fluído e superficial os contornos dessa profissão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10732
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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