Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10529

Compartilhe esta página

Título: Efeito da adição de lodo têxtil e cinzas de lenha gerados no APL de confecções pernambucano em argamassas de cimento Portland
Autor(es): Leloup, Wilma de Albuquerque
Palavras-chave: Argamassa; resíduos; estabilização/solidificação; cinza; lodo têxtil
Data do documento: 1-Jul-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LELOUP, Wilma de Albuquerque. Efeito da adição de lodo têxtil e cinzas de lenha gerados no APL de confecções pernambucano em argamassas de cimento Portland. Caruaru, 2013. 108 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro Acadêmico do Agreste, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, 2013.
Abstract: O arranjo produtivo local (APL) de confecções do Agreste Pernambucano é atualmente o segundo maior do país e cresce com taxas superiores às médias estadual e nacional. Do aumento da produção deste setor, cresce também a geração de resíduos. Dentre outros resíduos, o lodo têxtil e a cinza de lenha de algaroba, produzidos nas lavanderias do APL, durante as atividades de lavagem e beneficiamento do jeans, foram selecionados para serem introduzidos na argamassa de cimento Portland utilizada na construção civil, com o intuito de viabilizar uma alternativa de disposição para estes. O principal resíduo utilizado foi o lodo têxtil, pelo seu potencial poluidor, relativamente aos outros resíduos produzidos na indústria têxtil. A argamassa foi selecionada como material para incorporação dos resíduos devido ao cimento ser um agente estabilizador/solidificador com o poder de encapsular os possíveis contaminantes dos resíduos. Vários ensaios foram realizados para determinar as propriedades físico-químicas dos resíduos e sua influência nas argamassas, que foram dosadas com 1, 2 e 3% de lodo em substituição da areia. Os mesmos teores foram testados com a introdução concomitante de 1% de cinza de algaroba, também como substituição, para verificar sua interação com o sistema. Uma dosagem sem resíduos foi elaborada para fins de comparação. Os experimentos realizados indicam que a inclusão dos resíduos viabiliza a utilização das argamassas no mercado da construção civil. Os valores de resistência à compressão mostram uma redução da ordem de 40% nas argamassas com resíduos, porém, satisfazem o requisito para seu emprego em fins não estruturais. Os resultados dos ensaios de lixiviação e solubilização atestam a imobilização dos contaminantes contidos nos resíduos. Assim, a incorporação de até 4% dos resíduos têxteis estudados em argamassa, garante uma alternativa segura de disposição para estes, e possibilita a aplicação do produto para assentamento de blocos e/ou revestimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10529
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Wilma de Albuquerque Leloup.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons