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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10520
Title: Modelo Conceitual de Transporte Integrado à Rede de Hospitais Como Atributo de Otimização de Um Sistema Urbano de Atendimento Pré-hospitalar Móvel
Authors: Cordeiro, Dirac Moutinho
Keywords: Demanda Máxima;Distância Mínima;Distribuição de Rayleigh;Estabelecimento Hospitalar;Expectativa de Vida Fator de Ociosidade;Fator de Utilização;Fator Leitos Por Habitante;Formatação da ZA;Função Densidade;Geometria da ZA;Métricas;Número Médio de Indivíduos Hospitalizados;População Residente;Posto de Serviço;Probabilidade de não Faltar Leitos;Probabilidade de um Indivíduo Sofrer Acidente;Rede de Integração Hospitalar;Taxa de Entrada do Sistema;Taxa de Saída do Sistema;Tempo de Atendimento;Tempo de Espera;Tempo de Partida;Tempo de Serviço;Tempo de Viagem;Tempo Entre Acidentes;Tempo Entre Entradas;Sucessivas na Hospitalização;Tempo Máximo Resposta;Tempo Resposta;Unidade de Serviço (Us);Velocidade;Zona de Atendimento-ZA;Zoneamento
Issue Date: 23-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O atendimento pré-hospitalar móvel é um serviço de assistência individualizada e especializada, fora dos estabelecimentos hospitalares. O intuito desse tipo de serviço é maximização dos atendimentos visando à manutenção da vida. Esse tipo de atendimento tem como finalidade chegar ao usuário – indivíduo acidentado em uma determinada região R no menor tempo resposta após a ocorrência do evento. O meio de transporte das remoções dos usuários para os estabelecimentos hospitalares é feito por uma unidade de serviço (Us). O perfil da mortalidade se alterou ao longo das últimas décadas, tanto no Brasil, quanto no mundo. Se por um lado, a melhoria das condições sanitárias e os progressos da medicina reduziram as mortes por vários tipos de doenças, a massificação do automóvel, o sedentarismo, a longevidade e a violência urbana, dentre outros fatores, criaram ou acentuaram urgências médicas provenientes dos traumas, principalmente motivados por acidentes de trânsito. Sendo assim, o aumento substancial na curva do valor esperado dos atendimentos ao longo do tempo é fato notório. Apesar de ser considerado pouco relevante para o sistema de saúde brasileiro, alguns modelos tanto determinísticos como probabilísticos de localização da Us podem vir a ser de grande utilidade, como ferramental rigoroso e útil ao planejamento do sistema de saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10520
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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