Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1051
Title: Compreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construção
Authors: Lúcia Teixeira Hirschle, Ana
Keywords: Administração Consultoria organizacional;Relação consultor-cliente Aprendizado do consultor Teoria construtivista social - Aprendizagem pela experiência e reflexão;Metodologia qualitativa e pesquisador participante
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Lúcia Teixeira Hirschle, Ana; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. Compreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construção. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo estudar a relação consultor-cliente, entendida como uma relação de aprendizagem mútua, na qual ambos refletem e aprendem ainda que insuficientemente sendo a própria prática profissional dos consultores grande fonte de aprendizagem. Desta forma, pretende-se investigar como acontece tal aprendizagem, na perspectiva do consultor, e em que condições ela poderia acontecer mais e melhor, utilizando como base as teorias de aprendizagem pela experiência e reflexão e a aprendizagem construída socialmente, consideradas relevantes e mais compatíveis com o objeto do estudo. O conceito de aprendizagem aqui adotado tem como referência os pressupostos da abordagem construtivista que postula ser o processo de aprendizagem uma construção de significados a partir das experiências, ações e interações. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas de acompanhamento com quatro consultores organizacionais, pertencentes a diferentes empresas de consultoria, que observaram suas próprias aprendizagens durante a realização de um serviço de consultoria, relatando-as posteriormente. Os resultados mostraram que a própria prática de consultoria revela-se fonte de aprendizagem riquíssima para o consultor na medida em que ele refletir sistematicamente sobre as experiências vivenciadas, as descobertas e aprendizados provenientes da sua atuação, compartilhando-os com seus pares, parceiros e comunidades de prática. Com isso, todos poderiam aprender muito mais, possibilitando uma ação também mais efetiva e consciente. O papel do consultor é crucial nesse processo, pois pode ser um facilitador da sua própria aprendizagem e também do cliente, nos diferentes contextos organizacionais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1051
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1376_1.pdf533.48 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.