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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1051
Título: Compreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construção
Autor(es): Lúcia Teixeira Hirschle, Ana
Palavras-chave: Administração Consultoria organizacional; Relação consultor-cliente Aprendizado do consultor Teoria construtivista social - Aprendizagem pela experiência e reflexão; Metodologia qualitativa e pesquisador participante
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lúcia Teixeira Hirschle, Ana; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. Compreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construção. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar a relação consultor-cliente, entendida como uma relação de aprendizagem mútua, na qual ambos refletem e aprendem ainda que insuficientemente sendo a própria prática profissional dos consultores grande fonte de aprendizagem. Desta forma, pretende-se investigar como acontece tal aprendizagem, na perspectiva do consultor, e em que condições ela poderia acontecer mais e melhor, utilizando como base as teorias de aprendizagem pela experiência e reflexão e a aprendizagem construída socialmente, consideradas relevantes e mais compatíveis com o objeto do estudo. O conceito de aprendizagem aqui adotado tem como referência os pressupostos da abordagem construtivista que postula ser o processo de aprendizagem uma construção de significados a partir das experiências, ações e interações. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas de acompanhamento com quatro consultores organizacionais, pertencentes a diferentes empresas de consultoria, que observaram suas próprias aprendizagens durante a realização de um serviço de consultoria, relatando-as posteriormente. Os resultados mostraram que a própria prática de consultoria revela-se fonte de aprendizagem riquíssima para o consultor na medida em que ele refletir sistematicamente sobre as experiências vivenciadas, as descobertas e aprendizados provenientes da sua atuação, compartilhando-os com seus pares, parceiros e comunidades de prática. Com isso, todos poderiam aprender muito mais, possibilitando uma ação também mais efetiva e consciente. O papel do consultor é crucial nesse processo, pois pode ser um facilitador da sua própria aprendizagem e também do cliente, nos diferentes contextos organizacionais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1051
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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