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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1051
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Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lúcia Teixeira Hirschle, Ana | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:07:16Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T15:07:16Z | - |
| dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Lúcia Teixeira Hirschle, Ana; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. Compreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construção. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1051 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo estudar a relação consultor-cliente, entendida como uma relação de aprendizagem mútua, na qual ambos refletem e aprendem ainda que insuficientemente sendo a própria prática profissional dos consultores grande fonte de aprendizagem. Desta forma, pretende-se investigar como acontece tal aprendizagem, na perspectiva do consultor, e em que condições ela poderia acontecer mais e melhor, utilizando como base as teorias de aprendizagem pela experiência e reflexão e a aprendizagem construída socialmente, consideradas relevantes e mais compatíveis com o objeto do estudo. O conceito de aprendizagem aqui adotado tem como referência os pressupostos da abordagem construtivista que postula ser o processo de aprendizagem uma construção de significados a partir das experiências, ações e interações. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas de acompanhamento com quatro consultores organizacionais, pertencentes a diferentes empresas de consultoria, que observaram suas próprias aprendizagens durante a realização de um serviço de consultoria, relatando-as posteriormente. Os resultados mostraram que a própria prática de consultoria revela-se fonte de aprendizagem riquíssima para o consultor na medida em que ele refletir sistematicamente sobre as experiências vivenciadas, as descobertas e aprendizados provenientes da sua atuação, compartilhando-os com seus pares, parceiros e comunidades de prática. Com isso, todos poderiam aprender muito mais, possibilitando uma ação também mais efetiva e consciente. O papel do consultor é crucial nesse processo, pois pode ser um facilitador da sua própria aprendizagem e também do cliente, nos diferentes contextos organizacionais | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Administração Consultoria organizacional | pt_BR |
| dc.subject | Relação consultor-cliente Aprendizado do consultor Teoria construtivista social - Aprendizagem pela experiência e reflexão | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia qualitativa e pesquisador participante | pt_BR |
| dc.title | Compreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construção | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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