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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro pt_BR
dc.contributor.authorLúcia Teixeira Hirschle, Anapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:07:16Z-
dc.date.available2014-06-12T15:07:16Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationLúcia Teixeira Hirschle, Ana; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. Compreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construção. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1051-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo estudar a relação consultor-cliente, entendida como uma relação de aprendizagem mútua, na qual ambos refletem e aprendem ainda que insuficientemente sendo a própria prática profissional dos consultores grande fonte de aprendizagem. Desta forma, pretende-se investigar como acontece tal aprendizagem, na perspectiva do consultor, e em que condições ela poderia acontecer mais e melhor, utilizando como base as teorias de aprendizagem pela experiência e reflexão e a aprendizagem construída socialmente, consideradas relevantes e mais compatíveis com o objeto do estudo. O conceito de aprendizagem aqui adotado tem como referência os pressupostos da abordagem construtivista que postula ser o processo de aprendizagem uma construção de significados a partir das experiências, ações e interações. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas de acompanhamento com quatro consultores organizacionais, pertencentes a diferentes empresas de consultoria, que observaram suas próprias aprendizagens durante a realização de um serviço de consultoria, relatando-as posteriormente. Os resultados mostraram que a própria prática de consultoria revela-se fonte de aprendizagem riquíssima para o consultor na medida em que ele refletir sistematicamente sobre as experiências vivenciadas, as descobertas e aprendizados provenientes da sua atuação, compartilhando-os com seus pares, parceiros e comunidades de prática. Com isso, todos poderiam aprender muito mais, possibilitando uma ação também mais efetiva e consciente. O papel do consultor é crucial nesse processo, pois pode ser um facilitador da sua própria aprendizagem e também do cliente, nos diferentes contextos organizacionaispt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração Consultoria organizacionalpt_BR
dc.subjectRelação consultor-cliente Aprendizado do consultor Teoria construtivista social - Aprendizagem pela experiência e reflexãopt_BR
dc.subjectMetodologia qualitativa e pesquisador participantept_BR
dc.titleCompreendendo o aprendizado do consultor na relação consultor-cliente : a aprendizagem como processo de reflexão e construçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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