Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10495
Título: Análise multidimensional do desempenho cognitivo-linguístico de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental: atualizações a partir da teoria das facetas
Autor(es): Melo, Monilly Ramos Araujo
Palavras-chave: Habilidades cognitivo-linguísticas; Análise Multidimensional; Dificuldades de Aprendizagem
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Melo, Monilly Ramos Araujo. (2013). Análise multidimensional do desempenho cognitivo-linguístico de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental: atualizações a partir da Teoria das Facetas. 192f. Tese de Doutorado, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Resumo: A pesquisa em psicologia do desenvolvimento cognitivo tem explorado a importância de fatores cognitivos que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento da leitura e escrita. Diferenças em termos de habilidades verbais, funcionamento cognitivo e habilidades metalinguísticas têm sido investigadas em sua conexão com a aprendizagem da língua escrita. A ideia central do presente estudo é investigar a estrutura relacional cognitivo-linguística subjacente ao desempenho em leitura e escrita, com uma amostra de 107 crianças, matriculadas no 2o e 3o anos do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Campina Grande - PB. Os dados foram coletados a partir da aplicação de três instrumentos: Questionário Sócio-demográfico, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o Protocolo de avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas – PACL. Para a análise dos dados foram executadas técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, particularmente, análises correlacionais, análise fatorial, regressão logística e análise da estrutura de similaridades, uma técnica multidimensional que permitiu a inferência de quais dimensões subjazem o desempenho em leitura e como elas estão agrupadas em torno deste processo cognitivo central. Três dimensões foram encontradas na projeção multidimensional – precisão e fluência em leitura, consciência fonológica e acesso ao léxico, e esta estrutura foi confirmada pelas demais análises estatísticas executadas. A constatação de que os dados colecionados refletem a teoria do pesquisador, ou seja, estruturam-se em conformidade com as categorias e suas inter-relações teoricamente deduzidas é a tarefa mais importante de um estudo científico. Observou-se este resultado nos tipos de análise estrutural que realizadas com este estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10495
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Monilly.pdf5,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.