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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10495
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Roazzi, Antonio | - |
dc.contributor.author | Melo, Monilly Ramos Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-04T18:39:20Z | - |
dc.date.available | 2015-03-04T18:39:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.citation | Melo, Monilly Ramos Araujo. (2013). Análise multidimensional do desempenho cognitivo-linguístico de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental: atualizações a partir da Teoria das Facetas. 192f. Tese de Doutorado, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10495 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa em psicologia do desenvolvimento cognitivo tem explorado a importância de fatores cognitivos que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento da leitura e escrita. Diferenças em termos de habilidades verbais, funcionamento cognitivo e habilidades metalinguísticas têm sido investigadas em sua conexão com a aprendizagem da língua escrita. A ideia central do presente estudo é investigar a estrutura relacional cognitivo-linguística subjacente ao desempenho em leitura e escrita, com uma amostra de 107 crianças, matriculadas no 2o e 3o anos do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Campina Grande - PB. Os dados foram coletados a partir da aplicação de três instrumentos: Questionário Sócio-demográfico, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o Protocolo de avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas – PACL. Para a análise dos dados foram executadas técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, particularmente, análises correlacionais, análise fatorial, regressão logística e análise da estrutura de similaridades, uma técnica multidimensional que permitiu a inferência de quais dimensões subjazem o desempenho em leitura e como elas estão agrupadas em torno deste processo cognitivo central. Três dimensões foram encontradas na projeção multidimensional – precisão e fluência em leitura, consciência fonológica e acesso ao léxico, e esta estrutura foi confirmada pelas demais análises estatísticas executadas. A constatação de que os dados colecionados refletem a teoria do pesquisador, ou seja, estruturam-se em conformidade com as categorias e suas inter-relações teoricamente deduzidas é a tarefa mais importante de um estudo científico. Observou-se este resultado nos tipos de análise estrutural que realizadas com este estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Habilidades cognitivo-linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Análise Multidimensional | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise multidimensional do desempenho cognitivo-linguístico de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental: atualizações a partir da teoria das facetas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Monilly.pdf | 5,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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