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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10495

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRoazzi, Antonio -
dc.contributor.authorMelo, Monilly Ramos Araujo-
dc.date.accessioned2015-03-04T18:39:20Z-
dc.date.available2015-03-04T18:39:20Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationMelo, Monilly Ramos Araujo. (2013). Análise multidimensional do desempenho cognitivo-linguístico de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental: atualizações a partir da Teoria das Facetas. 192f. Tese de Doutorado, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10495-
dc.description.abstractA pesquisa em psicologia do desenvolvimento cognitivo tem explorado a importância de fatores cognitivos que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento da leitura e escrita. Diferenças em termos de habilidades verbais, funcionamento cognitivo e habilidades metalinguísticas têm sido investigadas em sua conexão com a aprendizagem da língua escrita. A ideia central do presente estudo é investigar a estrutura relacional cognitivo-linguística subjacente ao desempenho em leitura e escrita, com uma amostra de 107 crianças, matriculadas no 2o e 3o anos do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Campina Grande - PB. Os dados foram coletados a partir da aplicação de três instrumentos: Questionário Sócio-demográfico, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o Protocolo de avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas – PACL. Para a análise dos dados foram executadas técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, particularmente, análises correlacionais, análise fatorial, regressão logística e análise da estrutura de similaridades, uma técnica multidimensional que permitiu a inferência de quais dimensões subjazem o desempenho em leitura e como elas estão agrupadas em torno deste processo cognitivo central. Três dimensões foram encontradas na projeção multidimensional – precisão e fluência em leitura, consciência fonológica e acesso ao léxico, e esta estrutura foi confirmada pelas demais análises estatísticas executadas. A constatação de que os dados colecionados refletem a teoria do pesquisador, ou seja, estruturam-se em conformidade com as categorias e suas inter-relações teoricamente deduzidas é a tarefa mais importante de um estudo científico. Observou-se este resultado nos tipos de análise estrutural que realizadas com este estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHabilidades cognitivo-linguísticaspt_BR
dc.subjectAnálise Multidimensionalpt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise multidimensional do desempenho cognitivo-linguístico de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental: atualizações a partir da teoria das facetaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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