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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10484

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Título: Gênero, Poder e Resistência: as mulheres nas indústrias culturais em 11 países
Autor(es): Veloso, Ana Maria da Conceição
Palavras-chave: Comunicação; Feminismo; Indústrias Culturais; Economia Política da Comunicação; Gênero; Mulher
Data do documento: 7-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VELOSO, Ana Maria da Conceição. Gênero, poder e resistência: as mulheres nas indústrias culturais em 11 países. Recife, 2013. 305 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação , Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2013
Abstract: O presente trabalho discute a participação das mulheres em 15 emissoras de televisão e 19 jornais de 11 países do mundo. Investiga as produções em mídia radical e as estratégias das feministas da Rede Mulher e Mídia (RMM) para incidir junto ao Estado, aos movimentos sociais e nas políticas de comunicação brasileiras. Lança mão, na base teórica, de produções dos/as pesquisadores/as da vertente feminista da Economia Política da Comunicação: Vincent Mosco, Carolyn Byerly, Karen Ross, Margaret Gallagher, Ellen Riordan, Janeth Wasko, Michelle Mattelart, Leslie Steeves e Luise North; do estudo do International Women’s Media Foundation (IWMF/2010); e da Women’s Media Foundation (IMWF/2012). Recorreu ainda a uma combinação de métodos para revelar a participação das mulheres em redes de TV e jornais impressos: estudo de caso múltiplo, entrevistas (individual e em profundidade), observação participante, revisão bibliográfica e levantamentos. Suas principais conclusões são: a) Sub-representação das mulheres nos cargos de chefia entre os/as articulistas e colunistas, nos jornais, e comentaristas/analistas nas redes de TV; b) Presença do machismo e do patriarcado nas redações; c) Maior incidência do movimento feminista nas principais discussões sobre as políticas de comunicação no Brasil a partir de 2009; d) Crescente apropriação, pelas feministas da RMM, das Tecnologias da Informação e Comunicação, da internet, das redes sociais e criação de observatórios, agências de notícias e mídias radicais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10484
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