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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10484

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dc.contributor.advisorRebouças, José Edgard -
dc.contributor.authorVeloso, Ana Maria da Conceição-
dc.date.accessioned2015-03-04T18:31:08Z-
dc.date.available2015-03-04T18:31:08Z-
dc.date.issued2013-02-07-
dc.identifier.citationVELOSO, Ana Maria da Conceição. Gênero, poder e resistência: as mulheres nas indústrias culturais em 11 países. Recife, 2013. 305 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação , Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10484-
dc.description.abstractO presente trabalho discute a participação das mulheres em 15 emissoras de televisão e 19 jornais de 11 países do mundo. Investiga as produções em mídia radical e as estratégias das feministas da Rede Mulher e Mídia (RMM) para incidir junto ao Estado, aos movimentos sociais e nas políticas de comunicação brasileiras. Lança mão, na base teórica, de produções dos/as pesquisadores/as da vertente feminista da Economia Política da Comunicação: Vincent Mosco, Carolyn Byerly, Karen Ross, Margaret Gallagher, Ellen Riordan, Janeth Wasko, Michelle Mattelart, Leslie Steeves e Luise North; do estudo do International Women’s Media Foundation (IWMF/2010); e da Women’s Media Foundation (IMWF/2012). Recorreu ainda a uma combinação de métodos para revelar a participação das mulheres em redes de TV e jornais impressos: estudo de caso múltiplo, entrevistas (individual e em profundidade), observação participante, revisão bibliográfica e levantamentos. Suas principais conclusões são: a) Sub-representação das mulheres nos cargos de chefia entre os/as articulistas e colunistas, nos jornais, e comentaristas/analistas nas redes de TV; b) Presença do machismo e do patriarcado nas redações; c) Maior incidência do movimento feminista nas principais discussões sobre as políticas de comunicação no Brasil a partir de 2009; d) Crescente apropriação, pelas feministas da RMM, das Tecnologias da Informação e Comunicação, da internet, das redes sociais e criação de observatórios, agências de notícias e mídias radicais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectIndústrias Culturaispt_BR
dc.subjectEconomia Política da Comunicaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.titleGênero, Poder e Resistência: as mulheres nas indústrias culturais em 11 paísespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

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