Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10124
Title: Aspectos microbiológicos pré e pós-irradiação de amostras de colorau e cominho comercializadas nas feiras livres do Recife
Authors: Lima, Ingrid Suely Melo de
Keywords: Alimentos;micro-organismos;radiação gama
Issue Date: 31-Jan-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LIMA, Ingrid Suely Melo de. Aspectos microbiológicos pré e pós-irradiação de amostras de colorau e cominho comercializadas nas feiras livres do Recife. Recife, 2013. 51 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, 2013.
Abstract: O colorau e o cominho podem se tornar agentes causadores de doenças, devido a suas cargas microbianas. Alguns procedimentos de higienização vêm sendo há tempos destinados à destruição ou diminuição no número de micro-organismo presente nos alimentos. Muitos trazem desvantagens na qualidade dos alimentos, mas outros não interferem, como, a esterilização por radiação gama. O objetivo deste trabalho foi aplicar a técnica da radiação para analisar se as doses de 2, 8 e 12 kGy eram suficientes para a inibir o crescimento de colônias bacterianas e fúngicas nas amostras de colorau e cominho. Estas doses estão de acordo com a faixa limites para condimentos, entre 8 e 30 kGy, determinada pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN). A de dose 12 kGy foi a mais eficaz, enquanto que a de 2 kGy não inibiu o crescimento de colônias, com exceção da análise para coliformes termotolerantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10124
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Ingrid Suely Melo de Lima.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons