O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo como ferramenta didática para apoiar a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. O projeto se inspira no Projeto Griô, iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que utiliza arte e o teatro para valorizar a história negra no ambiente...
Esta pesquisa investigou a influência do ambiente construído na saúde dos
trabalhadores, tendo como objeto de estudo uma sala de controle de uma empresa pública de
saneamento básico em Pernambuco, analisada sob a perspectiva da ergonomia. Desse modo,
partindo da hipótese de que as características do ambiente influenciam de forma positiva ou
negativa a saúde ocupacional, o estudo teve como o...
Embora o Brasil seja detentor da maior diversidade biológica do mundo, o país exibe
espécies nativas pouco exploradas economicamente. Tendo em vista isto, o presente
trabalho objetivou avaliar o potencial nutricional e tecnológico de plantas e fungos da
Caatinga e os agregar valor na elaboração de produtos derivados. Para tanto, foram
realizadas análises físico-químicas e nutricionais do co...
Este trabalho apresenta o jogo de tabuleiro WAR como recurso didático no ensino de Geografia, com enfoque nos conceitos de território e eurocentrismo. Inicialmente, foi realizada uma análise das regras do jogo, identificando relações entre o domínio de territórios e a distribuição de exércitos por rodada, evidenciando uma marginalização do continente africano. Em seguida, elaborou-se uma fórmul...
A partir do conceito de persona como construção simbólica e relacional, este estudo analisa a encenação das diferentes identidades artísticas de Taylor Swift na turnê The Eras Tour e sua recepção pelo público no TikTok durante sua passagem pelo Brasil. A pesquisa investiga como as múltiplas identidades performáticas da artista são construídas com base em signos musicais, afetivos e visuais, e c...