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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9703
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Correia Trajano, Mariana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:15:47Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:15:47Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Correia Trajano, Mariana; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. A dimensão crítica das intervenções no patrimônio/memória na produção artística de José Rufino: um estudo de caso da relação entre arte contemporânea e sociedade. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9703 | - |
dc.description.abstract | A partir do freqüente descrédito dado a certas produções artísticas contemporâneas e da atual importância atribuída às questões do resgate, arquivamento e preservação do patrimônio e da memória social, o presente trabalho ocupa-se da análise de trabalhos do artista plástico José Rufino, que realiza intervenções justamente em certos registros históricos cartas de seu avô, antigo dono de engenho, arquivos portuários, institucionais e políticos interessantes a historiadores, arquivistas, documentaristas e profissionais afins. No intuito de ultrapassar uma apreciação imediata, que fatalmente cairia numa constatação do vandalismo ou do espetáculo - sendo estes ainda próprios de nossa época pós-moderna a pesquisa verifica aquilo que os trabalhos de José Rufino nos traz de crítica social. Para tal, procurei focar a atenção nas disposições do artista, nas negociações envolvidas no processo de feitura das obras e em sua própria dimensão visual. Além de contribuir para o melhor direcionamento da disciplina Sociologia para uma análise da criação artística, ou seja, uma análise que escape de visões reducionistas nas quais são perdidas a importância do artista e da obra como momentos de novas significações, a pesquisa nos mostra que a mudança no uso e sentido do documento indica novas disposições e posicionamentos de variados segmentos sociais (família, instituições, crítica especializada) em relação aos registros. A relação entre arte contemporânea e sociedade não indica uma perda da capacidade crítica do campo artístico. A produção de José Rufino nos mostra que são novos os objetos e questões aos quais agora se voltam os interesses sociais e artísticos. E revela-nos igualmente que a emergência dos temas acerca do patrimônio e da memória se vincula concomitante mente a necessidade de sua crítica | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia da Arte | pt_BR |
dc.subject | Arte Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.title | A dimensão crítica das intervenções no patrimônio/memória na produção artística de José Rufino: um estudo de caso da relação entre arte contemporânea e sociedade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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