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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTarcisio da Rocha Falcão, Jorge pt_BR
dc.contributor.authorCorreia Trajano, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:15:47Z-
dc.date.available2014-06-12T23:15:47Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationCorreia Trajano, Mariana; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. A dimensão crítica das intervenções no patrimônio/memória na produção artística de José Rufino: um estudo de caso da relação entre arte contemporânea e sociedade. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9703-
dc.description.abstractA partir do freqüente descrédito dado a certas produções artísticas contemporâneas e da atual importância atribuída às questões do resgate, arquivamento e preservação do patrimônio e da memória social, o presente trabalho ocupa-se da análise de trabalhos do artista plástico José Rufino, que realiza intervenções justamente em certos registros históricos cartas de seu avô, antigo dono de engenho, arquivos portuários, institucionais e políticos interessantes a historiadores, arquivistas, documentaristas e profissionais afins. No intuito de ultrapassar uma apreciação imediata, que fatalmente cairia numa constatação do vandalismo ou do espetáculo - sendo estes ainda próprios de nossa época pós-moderna a pesquisa verifica aquilo que os trabalhos de José Rufino nos traz de crítica social. Para tal, procurei focar a atenção nas disposições do artista, nas negociações envolvidas no processo de feitura das obras e em sua própria dimensão visual. Além de contribuir para o melhor direcionamento da disciplina Sociologia para uma análise da criação artística, ou seja, uma análise que escape de visões reducionistas nas quais são perdidas a importância do artista e da obra como momentos de novas significações, a pesquisa nos mostra que a mudança no uso e sentido do documento indica novas disposições e posicionamentos de variados segmentos sociais (família, instituições, crítica especializada) em relação aos registros. A relação entre arte contemporânea e sociedade não indica uma perda da capacidade crítica do campo artístico. A produção de José Rufino nos mostra que são novos os objetos e questões aos quais agora se voltam os interesses sociais e artísticos. E revela-nos igualmente que a emergência dos temas acerca do patrimônio e da memória se vincula concomitante mente a necessidade de sua críticapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologia da Artept_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.titleA dimensão crítica das intervenções no patrimônio/memória na produção artística de José Rufino: um estudo de caso da relação entre arte contemporânea e sociedadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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