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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9672
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Jonatas | pt_BR |
dc.contributor.author | de Lima Campos, Cynthia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:15:42Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Lima Campos, Cynthia; Ferreira, Jonatas. A formação do novo trabalhador : o discurso do docente do SENAI-PE frente ao regime de acumulação flexível. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9672 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é fruto de pesquisa realizada com os docentes do SENAI-PE. Seu objetivo é identificar de que maneira vem sendo conduzida a formação de um novo trabalhador industrial nessa instituição de ensino profissionalizante. O ponto de partida foi o movimento de reestruturação produtiva, cujo propósito foi fortalecer o capital após a crise do Fordismo/Taylorismo em meados dos anos 1970, dando origem ao regime de acumulação flexível. O novo paradigma de acumulação provocou mudanças significativas no mundo produtivo, tais como, precarização e terceirização do trabalho; por outro lado, suscitou a necessidade de um trabalhador com formação mais ampla, fundamentada no que foi denominado múltiplas competências, ou seja, capacidade de responder às inúmeras contingências trazidas pela aceleração tecnológica com autonomia, liderança e criatividade. Ao passo que a formação do trabalhador durante o modelo fordista/taylorista de produção restringia-se a conhecimentos técnicos e especializados, voltados diretamente para um posto de trabalho específico, no regime de acumulação flexível, essa formação deve contemplar tanto elementos de natureza técnica quanto subjetiva. No sentido aprofundar a nossa compreensão sobre a formação do trabalhador, expomos a contribuição sociológica de Friedman, Naville e Touraine sobre qualificação profissional. A partir dessa contribuição discutimos o conceito de competências. A reestruturação do setor produtivo promoveu mudanças também na educação. No Brasil, essas mudanças ocorreram mais explicitamente a partir de 1996 com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), que determinava profundas alterações nos estabelecimentos de educação profissional, como também na formação de seus docentes. Com base nesses fatos, buscamos identificar junto aos docentes do SENAI-PE a maneira como vem sendo conduzida a formação do trabalhador industrial, e em que medida essa formação vem atendendo às premissas do regime de acumulação flexível | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trabalhador industrial | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Mundo produtivo | pt_BR |
dc.title | A formação do novo trabalhador : o discurso do docente do SENAI-PE frente ao regime de acumulação flexível | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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