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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9497

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Título: Nós é que corrompemos o filme, nós! : carnavalização, sexualidade e o impacto da obra de Nelson Rodrigues no cinema brasileiro
Autor(es): Peres de Andrade, Michely
Palavras-chave: Carnavalização; Cinema brasileiro; Nelson Rodrigues; Pastiche; Família; Sexualidade
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Peres de Andrade, Michely; Maria Junqueira, Lília. Nós é que corrompemos o filme, nós! : carnavalização, sexualidade e o impacto da obra de Nelson Rodrigues no cinema brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Este trabalho pretende observar o impacto da obra de Nelson Rodrigues no cinema brasileiro a partir da década de 1970, um período marcado por significativas mudanças na esfera política, no comportamento familiar, sexual e nas nossas manifestações artísticas. Diante da intensa reavaliação da obra do dramaturgo promovida pelo cenário cinematográfico brasileiro, propomos uma análise do filme Os sete gatinhos, dirigido por Neville D‟Almeida em 1980, com o objetivo de examinar a trajetória que a obra de Nelson Rodrigues percorreu até ser associada pelo imaginário popular às famosas pornochanchadas . Sugerimos, desse modo, uma análise do respectivo filme a partir das noções de carnavalização e paródia , presentes no pensamento de autores como Robert Stam, Ismail Xavier, Celso Favaretto e Ângela Maria Dias, que encontraram nos estudos de Walter Benjamin sobre a linguagem alegórica e no olhar de Mikhail Bakhtin sobre a cultura popular, as principais referências teóricas para o entendimento de movimentos artísticos como o Modernismo de 1920 e o Tropicalismo. Discutiremos, nesse sentido, como o filme Os sete gatinhos dialogou com o cenário pós-tropicalista , observando as representações sexuais e familiares que se fizeram presentes, as referências à sociedade brasileira que foram evocadas e como estas se ajustaram ao seu intertexto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9497
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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