Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9403

Comparte esta pagina

Título : Sociologia da comunicação e a recepção do conceito de indústria cultural : o grupo da USP nos anos 1970
Autor : Silva De França, Jacira
Palabras clave : Indústria cultural; Sociologia da comunicação; Teoria social
Fecha de publicación : 31-ene-2009
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Silva De França, Jacira; Eduarda da Mota Rocha, Maria. Sociologia da comunicação e a recepção do conceito de indústria cultural : o grupo da USP nos anos 1970. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumen : Este trabalho tem por objetivo discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos de 1970 e a recepção da teoria da Indústria Cultural tal qual formulada por Adorno e Horkheimer. Para isso, o arcabouço teórico foi construído em quatro sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica e econômica da sociedade brasileira do período; segundo, as origens e perspectivas do conceito de Indústria Cultural; terceiro, qual a conjuntura acadêmica que propiciou a abordagem em torno da comunicação na área da sociologia; e, quarto, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo grupo paulista de sociologia da comunicação da Universidade de São Paulo. Este grupo, marcado pelo pioneirismo nos anos de 1970, agrega tanto a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, com relação à Indústria Cultural. Utilizando a Análise de Conteúdo como método, procuramos extrair dos textos produzidos pelo grupo a relação que cada um estabeleceu com o conceito de Indústria Cultural
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9403
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo4209_1.pdf1,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons