Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9403

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEduarda da Mota Rocha, Maria pt_BR
dc.contributor.authorSilva De França, Jacirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:14:33Z-
dc.date.available2014-06-12T23:14:33Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationSilva De França, Jacira; Eduarda da Mota Rocha, Maria. Sociologia da comunicação e a recepção do conceito de indústria cultural : o grupo da USP nos anos 1970. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9403-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos de 1970 e a recepção da teoria da Indústria Cultural tal qual formulada por Adorno e Horkheimer. Para isso, o arcabouço teórico foi construído em quatro sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica e econômica da sociedade brasileira do período; segundo, as origens e perspectivas do conceito de Indústria Cultural; terceiro, qual a conjuntura acadêmica que propiciou a abordagem em torno da comunicação na área da sociologia; e, quarto, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo grupo paulista de sociologia da comunicação da Universidade de São Paulo. Este grupo, marcado pelo pioneirismo nos anos de 1970, agrega tanto a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, com relação à Indústria Cultural. Utilizando a Análise de Conteúdo como método, procuramos extrair dos textos produzidos pelo grupo a relação que cada um estabeleceu com o conceito de Indústria Culturalpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectSociologia da comunicaçãopt_BR
dc.subjectTeoria socialpt_BR
dc.titleSociologia da comunicação e a recepção do conceito de indústria cultural : o grupo da USP nos anos 1970pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4209_1.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons