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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8702
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Título: | Avaliação de software educacional centrada no diálogo |
Autor(es): | Mendes de Andrade e Peres, Flávia |
Palavras-chave: | Teoria da informação; Software na educação |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Mendes de Andrade e Peres, Flávia; Rogério de Lemos Meira, Luciano. Avaliação de software educacional centrada no diálogo. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002. |
Abstract: | Estudos sobre o uso de software na educação desenvolvem-se cada vez mais em direção ao usuário, mesmo aquelas pesquisas que advém da teoria da informação, cuja tendência prioriza os aspectos do design dos artefatos tecnológicos. Atualmente, muitos estudos têm priorizado o processo de uso, propondo que a análise deve considerar aspectos da aprendizagem do usuário durante a atividade. A pesquisa aqui apresentada contribui com a tendência atual, tendo como referencial teórico uma perspectiva sócio-histórica e estando concentrada no papel da comunicação e das práticas sociais para a construção do conhecimento. Nosso objetivo geral foi investigar a construção de significados durante o uso de um software educacional, onde buscamos especificamente observar a forma como as ações colaborativas se estruturam diante dos conceitos implementados naquele ambiente. Analisamos 4 duplas de 6a série de uma escola particular do Recife-Pe, a partir de episódios videografados, que nos permitiram explorar as singularidades do processo de colaboração entre alunos, durante essa atividade mediada por um instrumento da cultura escolar atual: o software. A estratégia metodológica utilizada para capturar esse processo foi baseada na Análise da Conversação e permitiu indicar os mecanismos orientadores da interação (face-a-face)-objeto e algumas estratégias para a avaliação de software educacional, que considere a relação entre características do design da interface (princípios e guidelines) e da aprendizagem decorrente da colaboração entre usuários |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8702 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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