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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8702

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRogério de Lemos Meira, Luciano pt_BR
dc.contributor.authorMendes de Andrade e Peres, Fláviapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:01:51Z-
dc.date.available2014-06-12T23:01:51Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationMendes de Andrade e Peres, Flávia; Rogério de Lemos Meira, Luciano. Avaliação de software educacional centrada no diálogo. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8702-
dc.description.abstractEstudos sobre o uso de software na educação desenvolvem-se cada vez mais em direção ao usuário, mesmo aquelas pesquisas que advém da teoria da informação, cuja tendência prioriza os aspectos do design dos artefatos tecnológicos. Atualmente, muitos estudos têm priorizado o processo de uso, propondo que a análise deve considerar aspectos da aprendizagem do usuário durante a atividade. A pesquisa aqui apresentada contribui com a tendência atual, tendo como referencial teórico uma perspectiva sócio-histórica e estando concentrada no papel da comunicação e das práticas sociais para a construção do conhecimento. Nosso objetivo geral foi investigar a construção de significados durante o uso de um software educacional, onde buscamos especificamente observar a forma como as ações colaborativas se estruturam diante dos conceitos implementados naquele ambiente. Analisamos 4 duplas de 6a série de uma escola particular do Recife-Pe, a partir de episódios videografados, que nos permitiram explorar as singularidades do processo de colaboração entre alunos, durante essa atividade mediada por um instrumento da cultura escolar atual: o software. A estratégia metodológica utilizada para capturar esse processo foi baseada na Análise da Conversação e permitiu indicar os mecanismos orientadores da interação (face-a-face)-objeto e algumas estratégias para a avaliação de software educacional, que considere a relação entre características do design da interface (princípios e guidelines) e da aprendizagem decorrente da colaboração entre usuáriospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria da informaçãopt_BR
dc.subjectSoftware na educaçãopt_BR
dc.titleAvaliação de software educacional centrada no diálogopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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