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Título : A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries
Autor : ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva
Palabras clave : Argumentação; Contra-argumentos; Intervenção; Produção textual
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Gomes da Silva Almeida, Eliana; Leitão Santos, Selma. A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentativa de crianças, das segunda e quarta séries do ensino fundamental de uma escola particular do Recife. Todo o programa foi conduzido pelas professoras de língua portuguesa. O estudo obedeceu ao paradigma típico de estudos experimentais: pré e pós testes, grupos controle e experimental. Este último foi submetido a oito sessões de 50 min cada, nas quais foram trabalhadas as principais dificuldades, tipicamente observadas em cada série, tal como referem estudos anteriores. A análise dos resultados nos mostrou que, sobretudo na segunda série, o grupo experimental foi beneficiado pelo programa de ensino. Os ganhos alcançados pelas crianças da segunda série trazem implicações psicológicas e pedagógicas importantes. Quanto às implicações psicológicas, temos que as dificuldades enfrentadas pelos jovens escritores são passíveis de superação, já na segunda série, momento normalmente visto como descrédito até então. Quanto às implicações pedagógicas, os resultados mostram ser possível a implementação de um ensino sistemático do discurso argumentativo muito antes (crianças de 7-8 anos) do que habitualmente se observa nas escolas
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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