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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8539

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTarcisio da Rocha Falcão, Jorge pt_BR
dc.contributor.authorKlopsch, Cristianept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:00:51Z-
dc.date.available2014-06-12T23:00:51Z-
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationKlopsch, Cristiane; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Campo conceitual algébrico : análise das noções a serem aprendidas e dificuldades correlatas encontradas pelos estudantes ao final do ensino fundamental(8ª série 9º ano). 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8539-
dc.description.abstractOs resultados obtidos pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica MEC INEP) apontam um baixo rendimento dos estudantes brasileiros em matemática, e especialmente nas habilidades relativas à álgebra. Tais dificuldades transformam-se em obstáculo na aprendizagem no Ensino Superior em disciplinas como o cálculo, e também podem comprometer o desenvolvimento da capacidade de abstração e generalização, objetos primordiais do saber algébrico. Baseando-se na Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Gérard Vergnaud, a pesquisa em questão tem como objetivos aprofundar a análise dos elementos algébricos a serem aprendidos e das dificuldades apresentadas por alunos da rede privada de ensino ao final do ensino fundamental (9º. ano). Para tanto, um instrumento de avaliação foi sistematizado com base em reflexão a priori acerca dos elementos constituintes do Campo Conceitual Algébrico. Tal instrumento tentou recobrir um conjunto relevante de atividades matemáticas algébricas consideradas representativas de competências e habilidades cognitivas relacionadas à construção dos conceitos algébricos essenciais a serem aprendidos pelos estudantes ao final do Ensino Fundamental. Os dados referentes às respostas dadas pela amostra de 70 alunos de ambos os sexos foram analisados de forma quantitativa unidimensional e multidimensional. Os resultados da pesquisa indicaram que as maiores dificuldades apresentadas pelos estudantes referem-se aos conceitos e situações abordados no 8º ano do Ensino Fundamental, em especial nas situações envolvendo conceitos como generalizações de padrões aritméticos, fatoração e inequações. Tais resultados sugerem que sejam realizadas novas pesquisas no sentido de compreender os obstáculos (didáticos e ou epistemológicos) que possam explicar a origem de tais dificuldades e também estratégias didáticas que auxiliem na superação dos mesmospt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCampo Conceitual Algébricopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagem em álgebrapt_BR
dc.subjectFormação de conceitos algébricospt_BR
dc.titleCampo conceitual algébrico : análise das noções a serem aprendidas e dificuldades correlatas encontradas pelos estudantes ao final do ensino fundamental(8ª série 9º ano)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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