Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8466
Comparte esta pagina
Título : | Validação de uma bateria de testes neuropsicológicos para a avaliação cognitiva de idosos analfabetos |
Autor : | Guerra Amorim, Gutemberg |
Palabras clave : | Neuropsicologia; Testes; Avaliação Cognitiva; Idosos Analfabetos |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Guerra Amorim, Gutemberg; Henrique Ferreira Bertolucci, Paulo. Validação de uma bateria de testes neuropsicológicos para a avaliação cognitiva de idosos analfabetos. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. |
Resumen : | Validar uma bateria de testes neuropsicológicos para a avaliação cognitiva de idosos analfabetos. MÉTODOS: Foram estudados sujeitos analfabetos maiores de sessenta anos, procedentes do grupo de idosos de Chã de Alegria, município situado a 57 Km do Recife. Foram controladas as variáveis idade, sexo, grau de analfabetismo e capacidade de assinar. Os sujeitos selecionados foram submetidos à aplicação do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e da Bateria de Rastreio Cognitivo de Analfabetos (BR-Cog-A). Foram realizadas análises de confiabilidade e de validade da BR-Cog-A. RESULTADOS: Trinta sujeitos foram selecionados. O escore total do MEEM sofreu influência das variáveis sexo, grau de analfabetismo e capacidade de assinar. O escore total da BR-Cog-A não sofreu influência de nenhuma das variáveis estudadas. A análise fatorial identificou a presença de sete fatores associados à BRCog- A. Em quatro destes fatores, o coeficiente α de Crönbach foi maior que 0,7. O coeficiente de correlação de Pearson obtido para a comparação da BR-Cog-A com o MEEM foi de 0,630 (p < 0,01). CONCLUSÕES: Ao contrário do MEEM, a BR-Cog-A não foi sensível ao grau de contato com a linguagem escrita. Esse aspecto é favorável no processo de validação da BR-Cog-A como uma ferramenta adequada para a avaliação cognitiva de analfabetos |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8466 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo8575_1.pdf | 536,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons