Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/840

Comparte esta pagina

Título : Sistemas de polinização de duas espécies frutíferas endêmicas da caatinga : Ziziphus joazeiro Mart. (Rhamnaceae) e Spondias tuberosa Arruda (Anacardiaceae)
Autor : Correia de Lima Nadia, Tarcila
Palabras clave : Fertilização de Plantas; Umbuzeiro; Juazeiro (Botânica); Ramnacea
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Correia de Lima Nadia, Tarcila; Cristina Sobreira Machado, Isabel. Sistemas de polinização de duas espécies frutíferas endêmicas da caatinga : Ziziphus joazeiro Mart. (Rhamnaceae) e Spondias tuberosa Arruda (Anacardiaceae). 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumen : Ziziphus joazeiro e Spondias tuberosa, espécies endêmicas da caatinga, apresentam grande importância econômica pela produção de lenha, carvão e de frutos comestíveis. Apesar de sua importância, há poucos estudos que tratam da biologia floral e da polinização dessas espécies. Este trabalho propõe-se, portanto, a analisar a fenologia reprodutiva, a biologia floral e o sistema de polinização dessas duas espécies frutíferas de caatinga e comparar o grau de similaridade entre os seus visitantes florais. Os períodos de floração e de frutificação de ambas as espécies ocorreram no final da estação seca e início da chuvosa, respectivamente. As flores apresentaram atributos florais que caracterizam a síndrome de polinização por vespas. Em Ziziphus joazeiro ocorre heterodicogamia, enquanto Spondias tuberosa é andromonóica e auto-incompatível, características que indicam dependência de vetores de polinização para reprodução sexuada das duas espécies. Os visitantes florais observados foram vespas, abelhas e moscas. Brachygastra lecheguana e Polybia ignobilis (Vespidae) foram os principais polinizadores de Ziziphus joazeiro, corroborando com a síndrome de polinização, enquanto que Scaptotrigona postica flavisetis e Trigona fuscipennnis (Apidae) foram os principais polinizadores de Spondias tuberosa, não corroborando com a síndrome de polinização por vespas. Alta taxa de desenvolvimento inicial de frutos em uma única inflorescência (em Z. joazeiro) ou de frutos jovens abortados (em S. tuberosa) pode sugerir alta eficiência dos polinizadores, uma vez que os mecanismos de dicogamia presentes em Ziziphus joazeiro e a auto-incompatibilidade de Spondias tuberosa impedem a ocorrência de autopolinizações. O grau de similaridade entre os visitantes florais de Spondias tuberosa e Ziziphus joazeiro foi baixo, podendo indicar que o sucesso reprodutivo das espécies não foi afetado pela partilha de polinizadores, apesar da floração ter ocorrido na mesma época
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/840
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo4751_1.pdf826,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons