Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8139

Compartilhe esta página

Título: O comportamento do consumidor adolescente brasileiro: a propaganda como possível agente de influência determinante de sua decisão de compra.
Autor(es): SILVA, Marcilio Ângelo e
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Adolescência; Propaganda; Influência determinante; Tomada de decisão.
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ângelo e Silva, Marcilio; Roazzi, Antonio. O comportamento do consumidor adolescente brasileiro: a propaganda como possível agente de influência determinante de sua decisão de compra.. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O presente trabalho versa sobre aspectos referentes ao consumidor e a fatores que podem influenciar sua decisão de compra, como a propaganda. Concentra-se no comportamento do consumidor adolescente brasileiro recifense, uma vez que poucos estudos têm sido feitos nesta área no Brasil. Aborda inicialmente aspectos relativos ao contexto social brasileiro, relacionados à adolescência e aspectos do marketing, de forma particular a uma de suas táticas promocionais, a propaganda. Analisa criticamente teorias psicológicas como o Behaviorismo, teoria do Processamento da Informação e Resolução de Problemas, teoria do Apego, e suas possíveis relações diretas ou indiretas com a propaganda e o comportamento do consumidor. Teve como objetivo principal verificar se a propaganda exerce influência determinante na decisão de compra dos adolescentes. Apóia-se no método quali-quanti, usando como instrumentos a associação livre, a classificação dirigida, situação hipotética de compra e escala Likert relacionada ao peso da propaganda para decisão de compra. Análises descritivas, de variância Kruskall-Wallis e multidimensional através da técnica SSA (Smallest Space Analysis) e de entrevista foram realizadas. Verificou-se de uma forma geral que a propaganda não se apresenta, na opinião dos participantes, como uma influência determinante na decisão de compra dos mesmos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8139
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3848_1.pdf627,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons