Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8139
Title: O comportamento do consumidor adolescente brasileiro: a propaganda como possível agente de influência determinante de sua decisão de compra.
Authors: SILVA, Marcilio Ângelo e
Keywords: Comportamento do consumidor; Adolescência; Propaganda; Influência determinante; Tomada de decisão.
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ângelo e Silva, Marcilio; Roazzi, Antonio. O comportamento do consumidor adolescente brasileiro: a propaganda como possível agente de influência determinante de sua decisão de compra.. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O presente trabalho versa sobre aspectos referentes ao consumidor e a fatores que podem influenciar sua decisão de compra, como a propaganda. Concentra-se no comportamento do consumidor adolescente brasileiro recifense, uma vez que poucos estudos têm sido feitos nesta área no Brasil. Aborda inicialmente aspectos relativos ao contexto social brasileiro, relacionados à adolescência e aspectos do marketing, de forma particular a uma de suas táticas promocionais, a propaganda. Analisa criticamente teorias psicológicas como o Behaviorismo, teoria do Processamento da Informação e Resolução de Problemas, teoria do Apego, e suas possíveis relações diretas ou indiretas com a propaganda e o comportamento do consumidor. Teve como objetivo principal verificar se a propaganda exerce influência determinante na decisão de compra dos adolescentes. Apóia-se no método quali-quanti, usando como instrumentos a associação livre, a classificação dirigida, situação hipotética de compra e escala Likert relacionada ao peso da propaganda para decisão de compra. Análises descritivas, de variância Kruskall-Wallis e multidimensional através da técnica SSA (Smallest Space Analysis) e de entrevista foram realizadas. Verificou-se de uma forma geral que a propaganda não se apresenta, na opinião dos participantes, como uma influência determinante na decisão de compra dos mesmos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8139
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3848_1.pdf627.08 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.