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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7667
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Título: | O gênero E-fórum do Orkut: um instrumento de desenvolvimento da argumentatividade |
Autor(es): | FARIAS, Anelilde Maria de Lima |
Palavras-chave: | Argumentatividade; Interação; Ambiente virtual; Gênero digital; E-fórum |
Data do documento: | 31-Jan-2011 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Maria de Lima Farias, Anelilde; Carlos dos Santos Xavier, Antonio. O gênero E-fórum do Orkut: um instrumento de desenvolvimento da argumentatividade. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
Abstract: | O objetivo central deste trabalho é apresentar o gênero E-fórum do site de relacionamento Orkut como um instrumento discursivo para desenvolvimento da argumentatividade, analisando as estratégias utilizadas para a construção do sentido e da argumentação. Para isto, foram adotados os pressupostos teóricos sobre língua e linguagem numa perspectiva textual-interativa, e a concepção de gênero como formas com as quais o homem age na sociedade. Sobre a argumentação, são tomados como base os princípios aristotélicos, a visão da Nova Retórica e os estudos da Teoria da Argumentação na Língua. De início, faz-se uma análise sobre o aspecto estrutural e funcional do gênero E-fórum no ambiente virtual. Em seguida, discute-se a relevância dos gêneros digitais, na Era da Internet, observando como são instrumentos interativos de argumentação. Por fim, são examinadas as práticas constantes de argumentação no E-fórum, que permitem tornar o ambiente desse e-gênero uma ferramenta de desenvolvimento da argumentatividade. O corpus dessa investigação é constituído, de forma ampliada, de uma página do site de relacionamento Orkut e da página inicial de uma comunidade. O corpus mais específico foi formado por doze comentários de participantes da comunidade Penso logo escrevo , com os quais foi possível verificar os mecanismos argumentativos permitidos pelo gênero E-fórum. Com essas análises, este estudo constata que: 1) os gêneros do ambiente virtual têm sido práticas discursivas cada vez mais frequentes no cotidiano do homem moderno; 2) os usuários de gêneros digitais têm argumentado mais frequentemente através da linguagem na modalidade escrita; 3) o gênero E-fórum, com seu caráter fortemente interativo, permite maior prática das construções argumentativas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades discursivas com intenções predominantemente persuasivas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7667 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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