Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7667
Título: O gênero E-fórum do Orkut: um instrumento de desenvolvimento da argumentatividade
Autor(es): FARIAS, Anelilde Maria de Lima
Palavras-chave: Argumentatividade; Interação; Ambiente virtual; Gênero digital; E-fórum
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria de Lima Farias, Anelilde; Carlos dos Santos Xavier, Antonio. O gênero E-fórum do Orkut: um instrumento de desenvolvimento da argumentatividade. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O objetivo central deste trabalho é apresentar o gênero E-fórum do site de relacionamento Orkut como um instrumento discursivo para desenvolvimento da argumentatividade, analisando as estratégias utilizadas para a construção do sentido e da argumentação. Para isto, foram adotados os pressupostos teóricos sobre língua e linguagem numa perspectiva textual-interativa, e a concepção de gênero como formas com as quais o homem age na sociedade. Sobre a argumentação, são tomados como base os princípios aristotélicos, a visão da Nova Retórica e os estudos da Teoria da Argumentação na Língua. De início, faz-se uma análise sobre o aspecto estrutural e funcional do gênero E-fórum no ambiente virtual. Em seguida, discute-se a relevância dos gêneros digitais, na Era da Internet, observando como são instrumentos interativos de argumentação. Por fim, são examinadas as práticas constantes de argumentação no E-fórum, que permitem tornar o ambiente desse e-gênero uma ferramenta de desenvolvimento da argumentatividade. O corpus dessa investigação é constituído, de forma ampliada, de uma página do site de relacionamento Orkut e da página inicial de uma comunidade. O corpus mais específico foi formado por doze comentários de participantes da comunidade Penso logo escrevo , com os quais foi possível verificar os mecanismos argumentativos permitidos pelo gênero E-fórum. Com essas análises, este estudo constata que: 1) os gêneros do ambiente virtual têm sido práticas discursivas cada vez mais frequentes no cotidiano do homem moderno; 2) os usuários de gêneros digitais têm argumentado mais frequentemente através da linguagem na modalidade escrita; 3) o gênero E-fórum, com seu caráter fortemente interativo, permite maior prática das construções argumentativas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades discursivas com intenções predominantemente persuasivas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7667
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo452_1.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.