Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7186
Share on
Title: | Pressão arterial em adolescentes durante teste de esforço com protocolo em rampa |
Authors: | de Moraes chaves Becker, Mônica |
Keywords: | Pressão Arterial; Teste de Esforço; PAD |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | de Moraes chaves Becker, Mônica; Guimarães Victor, Edgar. Pressão arterial em adolescentes durante teste de esforço com protocolo em rampa. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
Abstract: | O teste de esforço é utilizado para avaliar o comportamento da pressão arterial, inclusive em crianças e adolescentes. Porém, não existe consenso dos valores normais de variação da pressão arterial com o exercício. Foi realizado estudo transversal de 218 adolescentes entre 10 e 19 anos (131 do sexo masculino), onde são descritos FC máxima, tempo de exercício, VO2 máximo e PA sistólica e diastólica de repouso, no esforço máximo e aos seis minutos da recuperação, durante teste de esforço com protocolo em rampa. A FC máxima foi semelhante em ambos os sexos, com média de 192 + 08 bpm. O tempo de exercício e o VO2 max foram maiores no sexo masculino. No repouso, a PA sistólica teve valores maiores no sexo masculino e a PA diastólica não mostrou diferença entre os sexos, porém ambas aumentaram com a idade. No exercício ocorreu elevação da PAS e queda da PAD em ambos os sexos. A variação da PAS foi maior no sexo masculino, principalmente acima dos 14 anos. A análise dos resultados demonstrou que a PAS durante o exercício tem relação direta com idade, peso, altura e IMC do indivíduo e a PAD guardou relação apenas com a idade |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7186 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Medicina Interna |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo8034_1.pdf | 622,21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License