Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66684

Comparte esta pagina

Título : Modelagem computacional de veículos elétricos em simulador microscópico de tráfego: impactos da eletrificação da frota em Recife
Autor : BEZERRA, Raul Alves Feitosa
Palabras clave : Motor elétrico; Simulação de tráfego; Desempenho energético
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : BEZERRA, Raul Alves Feitosa. Modelagem computacional de veículos elétricos em simulador microscópico de tráfego: impactos da eletrificação da frota em Recife. 2025. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologias e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O crescimento acelerado da frota de veículos particulares nas cidades brasileiras, especialmente em capitais como Recife, tem provocado impactos significativos na mobilidade urbana, com destaque para o aumento dos congestionamentos e suas consequências ambientais e sociais. Em paralelo, observa-se uma tendência crescente na adoção de veículos elétricos como alternativa mais sustentável, dada sua menor emissão de poluentes e custos operacionais reduzidos. Diante desse cenário, este trabalho propõe uma avaliação dos efeitos da inserção de veículos elétricos na dinâmica do tráfego urbano da cidade do Recife. A metodologia empregada baseia-se na aplicação do modelo de simulação de tráfego Gipps-Santos, desenvolvido no Laboratório de Otimização de Sistemas Térmicos da UFPE, em uma via calibrada da capital pernambucana, a Via Mangue. Foram modelados veículos elétricos e a combustão com características equivalentes, respeitando os parâmetros exigidos pelo simulador, permitindo a análise comparativa do comportamento do tráfego. Diversos cenários foram simulados, variando a densidade veicular e a proporção de veículos elétricos na frota. Os resultados obtidos possibilitaram investigar o impacto da eletrificação sobre os perfis de velocidade, o desempenho energético e a eficiência do sistema de tráfego, contribuindo para a discussão sobre as vantagens energéticas de se utilizar veículos elétricos na tentativa de promover uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável, em detrimento a motorizações a combustão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66684
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_RAUL_DEP_FIN_COR.pdf14,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons