Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66684

Compartilhe esta página

Título: Modelagem computacional de veículos elétricos em simulador microscópico de tráfego: impactos da eletrificação da frota em Recife
Autor(es): BEZERRA, Raul Alves Feitosa
Palavras-chave: Motor elétrico; Simulação de tráfego; Desempenho energético
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: BEZERRA, Raul Alves Feitosa. Modelagem computacional de veículos elétricos em simulador microscópico de tráfego: impactos da eletrificação da frota em Recife. 2025. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologias e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O crescimento acelerado da frota de veículos particulares nas cidades brasileiras, especialmente em capitais como Recife, tem provocado impactos significativos na mobilidade urbana, com destaque para o aumento dos congestionamentos e suas consequências ambientais e sociais. Em paralelo, observa-se uma tendência crescente na adoção de veículos elétricos como alternativa mais sustentável, dada sua menor emissão de poluentes e custos operacionais reduzidos. Diante desse cenário, este trabalho propõe uma avaliação dos efeitos da inserção de veículos elétricos na dinâmica do tráfego urbano da cidade do Recife. A metodologia empregada baseia-se na aplicação do modelo de simulação de tráfego Gipps-Santos, desenvolvido no Laboratório de Otimização de Sistemas Térmicos da UFPE, em uma via calibrada da capital pernambucana, a Via Mangue. Foram modelados veículos elétricos e a combustão com características equivalentes, respeitando os parâmetros exigidos pelo simulador, permitindo a análise comparativa do comportamento do tráfego. Diversos cenários foram simulados, variando a densidade veicular e a proporção de veículos elétricos na frota. Os resultados obtidos possibilitaram investigar o impacto da eletrificação sobre os perfis de velocidade, o desempenho energético e a eficiência do sistema de tráfego, contribuindo para a discussão sobre as vantagens energéticas de se utilizar veículos elétricos na tentativa de promover uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável, em detrimento a motorizações a combustão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66684
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RAUL_DEP_FIN_COR.pdf14,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons