Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671
Comparte esta pagina
| Título : | A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024 |
| Autor : | SOUZA, Mateus Farias de |
| Palabras clave : | Jogos matemáticos; Ensino-aprendizagem; Educação matemática; Metodologias ativas; Revisão bibliográfica |
| Fecha de publicación : | 15-ago-2025 |
| Citación : | SOUZA, Mateus Farias de. A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025) |
| Resumen : | Este estudo visa examinar o impacto dos jogos matemáticos, tanto digitais quanto manipuláveis, no processo de ensino-aprendizagem da matemática durante o período de 2018 a 2024. A metodologia é feita através de revisão da literatura de artigos científicos e teses, concentrando-se em pesquisas que conectam o uso de jogos às práticas de ensino da matemática. Os resultados sugerem que os jogos matemáticos aumentam o envolvimento e a motivação dos alunos, além de aprimorar habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico. Concluindo, constatou-se que essas ferramentas ajudam no aprendizado de conceitos abstratos e diminuem a resistência à disciplina. Conclui-se que os jogos, quando utilizados de maneira planejada, são uma ferramenta valiosa para tornar o ensino da matemática mais dinâmico, e atendendo as necessidades do século XXI. |
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671 |
| Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Mateus Farias de Souza.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
