Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671
Compartilhe esta página
Título: | A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024 |
Autor(es): | SOUZA, Mateus Farias de |
Palavras-chave: | Jogos matemáticos; Ensino-aprendizagem; Educação matemática; Metodologias ativas; Revisão bibliográfica |
Data do documento: | 15-Ago-2025 |
Citação: | SOUZA, Mateus Farias de. A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025) |
Abstract: | Este estudo visa examinar o impacto dos jogos matemáticos, tanto digitais quanto manipuláveis, no processo de ensino-aprendizagem da matemática durante o período de 2018 a 2024. A metodologia é feita através de revisão da literatura de artigos científicos e teses, concentrando-se em pesquisas que conectam o uso de jogos às práticas de ensino da matemática. Os resultados sugerem que os jogos matemáticos aumentam o envolvimento e a motivação dos alunos, além de aprimorar habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico. Concluindo, constatou-se que essas ferramentas ajudam no aprendizado de conceitos abstratos e diminuem a resistência à disciplina. Conclui-se que os jogos, quando utilizados de maneira planejada, são uma ferramenta valiosa para tornar o ensino da matemática mais dinâmico, e atendendo as necessidades do século XXI. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mateus Farias de Souza.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons