Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671

Compartilhe esta página

Título: A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024
Autor(es): SOUZA, Mateus Farias de
Palavras-chave: Jogos matemáticos; Ensino-aprendizagem; Educação matemática; Metodologias ativas; Revisão bibliográfica
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: SOUZA, Mateus Farias de. A influência dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem da matemática de 2018 a 2024. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025)
Abstract: Este estudo visa examinar o impacto dos jogos matemáticos, tanto digitais quanto manipuláveis, no processo de ensino-aprendizagem da matemática durante o período de 2018 a 2024. A metodologia é feita através de revisão da literatura de artigos científicos e teses, concentrando-se em pesquisas que conectam o uso de jogos às práticas de ensino da matemática. Os resultados sugerem que os jogos matemáticos aumentam o envolvimento e a motivação dos alunos, além de aprimorar habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico. Concluindo, constatou-se que essas ferramentas ajudam no aprendizado de conceitos abstratos e diminuem a resistência à disciplina. Conclui-se que os jogos, quando utilizados de maneira planejada, são uma ferramenta valiosa para tornar o ensino da matemática mais dinâmico, e atendendo as necessidades do século XXI.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66671
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mateus Farias de Souza.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons