Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66666

Compartilhe esta página

Título: TOPSIS-CKmeans: uma nova abordagem para classificação de clusters em dados de segmentação de clientes
Autor(es): MELO, Débora Pereira de
Palavras-chave: Mineração de dados; RFM; K-Means; TOPSIS; Clusterização Multicritério Ordinal
Data do documento: 21-Ago-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Débora Pereira de. TOPSIS-CKmeans: uma nova abordagem para classificação de clusters em dados de segmentação de clientes. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A segmentação de clientes é uma área muito difundida no ramo empresarial, sendo muito utilizada no segmento D2C, (Direto para o Consumidor). É uma etapa importante para formação de estratégias de marketing, pois ajuda a segmentar clientes que tenham comportamento de compra semelhantes entre si, o que pode melhorar campanhas, direcionar o investimento em anúncios, fortalecer estratégias de empresas de E-commerces e elevar a experiência da clientela. Dentro dessa abordagem, o K-Means se destaca entre os métodos de clusterização por sua simplicidade, eficiência e implementação em várias situações. Contudo, apesar do método ser bastante utilizado na literatura, não garante que os clusters formados possam identificar os melhores clientes, sendo necessário uma análise a posteriori. Por isso, esse trabalho propõe o uso da clusterização multicritério ordinal para segmentação de clientes utilizando a abordagem RFM (Recência, Frequência e Valor Monetário). O modelo propõe uma combinação do método multicritério TOPSIS agregado com um método de agrupamento unidimensional. Essa abordagem garante que as classes formadas mantenham a ordenação original do método TOPSIS. Utilizando dados realísticos, o modelo desenvolvido foi comparado com o método tradicional K-Means, exibindo uma performance superior na separação dos melhores consumidores em relação às dimensões de segmentação. Através dos resultados, também é possível utilizar a nova metodologia para verificar a viabilidade do K-means para segmentação de clientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66666
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Debora Pereira de Melo.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons