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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66666

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dc.contributor.advisorSILVA, Lucimário Gois de Oliveira-
dc.contributor.authorMELO, Débora Pereira de-
dc.date.accessioned2025-10-22T15:03:12Z-
dc.date.available2025-10-22T15:03:12Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.citationMELO, Débora Pereira de. TOPSIS-CKmeans: uma nova abordagem para classificação de clusters em dados de segmentação de clientes. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66666-
dc.description.abstractA segmentação de clientes é uma área muito difundida no ramo empresarial, sendo muito utilizada no segmento D2C, (Direto para o Consumidor). É uma etapa importante para formação de estratégias de marketing, pois ajuda a segmentar clientes que tenham comportamento de compra semelhantes entre si, o que pode melhorar campanhas, direcionar o investimento em anúncios, fortalecer estratégias de empresas de E-commerces e elevar a experiência da clientela. Dentro dessa abordagem, o K-Means se destaca entre os métodos de clusterização por sua simplicidade, eficiência e implementação em várias situações. Contudo, apesar do método ser bastante utilizado na literatura, não garante que os clusters formados possam identificar os melhores clientes, sendo necessário uma análise a posteriori. Por isso, esse trabalho propõe o uso da clusterização multicritério ordinal para segmentação de clientes utilizando a abordagem RFM (Recência, Frequência e Valor Monetário). O modelo propõe uma combinação do método multicritério TOPSIS agregado com um método de agrupamento unidimensional. Essa abordagem garante que as classes formadas mantenham a ordenação original do método TOPSIS. Utilizando dados realísticos, o modelo desenvolvido foi comparado com o método tradicional K-Means, exibindo uma performance superior na separação dos melhores consumidores em relação às dimensões de segmentação. Através dos resultados, também é possível utilizar a nova metodologia para verificar a viabilidade do K-means para segmentação de clientes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectRFMpt_BR
dc.subjectK-Meanspt_BR
dc.subjectTOPSISpt_BR
dc.subjectClusterização Multicritério Ordinalpt_BR
dc.titleTOPSIS-CKmeans: uma nova abordagem para classificação de clusters em dados de segmentação de clientespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3661773945561542pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxCustomer segmentation is a widely recognized area in the business field and is extensively applied in the D2C (Direct-to-Consumer) segment. It represents an important stage in the development of marketing strategies, as it helps group customers with similar purchasing behaviors, thereby improving campaigns, guiding advertising investments, strengthening e-commerce strategies, and enhancing the overall customer experience. Within this context, the K-Means algorithm stands out among clustering methods for its simplicity, efficiency, and applicability across various scenarios. However, although this method is widely adopted in the literature, it does not guarantee that the formed clusters accurately identify the best customers, thus requiring a posterior analysis. For this reason, this study proposes the use of ordinal multicriteria clustering for customer segmentation based on the RFM (Recency, Frequency, and Monetary value) approach. The proposed model combines the TOPSIS multicriteria method with a one-dimensional clustering technique, ensuring that the resulting classes preserve the original ranking established by TOPSIS. Using realistic data, the developed model was compared with the traditional K-Means method, demonstrating superior performance in distinguishing the most valuable customers across the segmentation dimensions. The results also show that the new methodology can be applied to assess the feasibility of using K-Means for customer segmentation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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