Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66660

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSibaldo, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorLima, Mariana Almeida Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-21T19:07:36Z-
dc.date.available2025-10-21T19:07:36Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-10-21-
dc.identifier.citationLIMA, Mariana Almeida Ferreira. A função da vírgula no ensino da Língua Portuguesa: desconstruindo o mito da pausa para respiração. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66660-
dc.description.abstractO presente artigo investiga a consolidação do mito da vírgula como marcador de pausa para respiração no ensino da língua portuguesa, fenômeno amplamente disseminado em práticas pedagógicas e discursos normativos. A partir da análise de três gramáticas normativas representativas dos séculos XIX, XX e XXI — respectivamente, as obras de Júlio Ribeiro (1885), Cunha e Cintra (1985) e Evanildo Bechara (2020) —, busca-se compreender como essa concepção foi construída, mantida e, gradualmente, transformada ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que, no século XIX, a associação entre a vírgula e a pausa para respiração era central e explícita; no século XX, embora tal relação ainda figure de maneira destacada, as orientações normativas já privilegiam aspectos sintáticos e semânticos, promovendo uma abordagem mais multifacetada; por fim, no século XXI, a referência à pausa se torna pontual e secundária, inserida em um tratamento muito mais amplo e coerente com a complexidade funcional do sinal. A análise da BNCC mostra, contudo, que a persistência de orientações vagas e a falta de detalhamento favorecem a continuidade de explicações simplificadoras no ensino. Conclui-se que a superação do mito exige práticas pedagógicas reflexivas, sustentadas em abordagens que valorizem as dimensões sintática, semântica e discursiva da vírgula, promovendo o desenvolvimento de uma competência linguística crítica e autônoma.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectvírgulapt_BR
dc.subjectpontuaçãopt_BR
dc.subjectensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectgramáticas normativaspt_BR
dc.subjectmitopt_BR
dc.titleA função da vírgula no ensino da Língua Portuguesa: desconstruindo o mito da pausa para respiraçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9231996921488823pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266986050884432pt_BR
dc.description.abstractxThis article investigates the consolidation of the myth that the comma functions primarily as a marker for breathing pauses in the teaching of Portuguese, a notion widely disseminated in pedagogical practice and normative discourse. Drawing on the analysis of three normative grammars representative of the 19th, 20th, and 21st centuries — namely the works of Júlio Ribeiro (1885), Cunha e Cintra (1985), and Evanildo Bechara (2020) —the study aims to understand how this conception was constructed, maintained, and gradually transformed over time. The findings reveal that in the 19th century, the association between the comma and the breathing pause was central and explicit; in the 20th century, while this connection remained prominent, normative guidelines began to privilege syntactic and semantic aspects, promoting a more multifaceted approach; and in the 21st century, references to the pause become occasional and secondary, embedded in a much broader and more coherent treatment of the comma’s functional complexity. The analysis of Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC) shows, however, that persistent vagueness and lack of specificity in official guidelines foster the continuation of oversimplified explanations in teaching. The study concludes that overcoming this myth requires reflective pedagogical practices grounded in approaches that value the syntactic, semantic, and discursive dimensions of the comma, thus fostering the development of critical and autonomous linguistic competence.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Almeida Ferreira Lima.docx.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons