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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Evelyne Medeiros-
dc.contributor.authorANTAS, Alice Carolina Ramos-
dc.date.accessioned2025-10-21T17:45:59Z-
dc.date.available2025-10-21T17:45:59Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-10-20-
dc.identifier.citationANTAS, Alice Carolina Ramos. Mulheres, educação superior e ciência no Brasil: reflexões sobre as desigualdades, lutas e resistências no pós-pandemia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66654-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre as desigualdades sociais atuais e suas repercussões nas relações sociais de gênero que desafiam o acesso e a permanência das mulheres ao ensino superior público no Brasil, bem como nos espaços de produção científica. A metodologia adotada subsidiou-se na pesquisa exploratória e bibliográfica, permitindo aproximação inicial com o tema, indo para além da factualidade dos fenômenos, a partir do resgate, análise e considerações de produções publicadas. Somando a isso, fez-se o uso da abordagem qualitativa de análise dos dados. A sistematização contém alguns aspectos gerais que envolvem a divisão sexual e racial do trabalho no contexto da sociedade brasileira. Isto a partir de da contextualização das relações sociais de gênero (e sexo) no sistema capitalista e como a imbricação entre opressão e exploração é oportunamente utilizada para a manutenção do status quo, e como o cenário pandêmico enfatizou as profundas desigualdades existentes na sociedade brasileira, entre elas a social, racial e de gênero. Também foram abordadas questões relativas às desigualdades refletidas na educação superior no Brasil num contexto de avanço do neoconservadorismo, destacando como desde de sua origem, a educação no capitalismo é um espaço excludente, moldado sobre interesses classistas, racistas e sexistas. Diante desse contexto, destacam-se resistências e novas formas de organização, no caso, de mulheres que questionam as estruturas e atuam na pauta de enfrentamento às desigualdades de gênero na ciência e nas Universidades. Essas organizações, ao decorrer do trabalho de conclusão de curso, no intuito de identificar as principais expressões dessa desigualdade, pautas e lutas atuais, tornaram-se as principais interlocutoras, demonstrando que muito se avançou em relação ao espaço das mulheres na ciência, mas que as desigualdades permanecem, fruto da relação estrutural entre capitalismo e patriarcado.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleMulheres, educação superior e ciência no Brasil: reflexões sobre as desigualdades, lutas e resistências no pós-pandemia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1152297037200773pt_BR
dc.degree.departamentServiço Socialpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

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