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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66646

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de-
dc.contributor.authorSANTOS, Karen Batista-
dc.date.accessioned2025-10-21T16:09:49Z-
dc.date.available2025-10-21T16:09:49Z-
dc.date.issued2025-01-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Karen Batista. Jornadas de resiliência: experiências de vulnerabilidade e estratégias de enfrentamento de consumidores transgêneros em encontros de serviço de varejo. 2025. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66646-
dc.description.abstractEmbora a pesquisa sobre consumidores que experienciam vulnerabilidade tenha tido destaque de muitos estudos e vários grupos e situações têm sido examinados, os consumidores transgêneros ainda não recebem devida atenção das pesquisas. Os consumidores transgêneros podem experienciar vulnerabilidade em encontros de serviço de varejo, pois os profissionais de marketing (e a sociedade de maneira geral) tendem a utilizar a noção binária de gênero (feminino e masculino). Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo de compreender como as experiências de vulnerabilidade são vivenciadas e enfrentadas por consumidores transgêneros ao longo das suas jornadas em encontros de serviço de varejo, partindo da seguinte tese: Experiências de vulnerabilidade permeiam as jornadas de consumidores transgêneros; interações em encontros de serviço de varejo são potenciais gatilhos para que ocorram situações de transfobia e exclusão no serviço; para lidar com tais experiências, os consumidores transgêneros empregam estratégias de enfrentamento, construindo resiliência. Adotando uma postura interpretativista, a pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas de história oral. Foram realizadas 20 entrevistas a fim de compreender as experiências de vulnerabilidade em encontros de serviço e os significados dessas experiências para os consumidores transgêneros. Os dados foram analisados e interpretados por meio da análise temática reflexiva. Os participantes relataram situações de transfobia e exclusão, bem como suas experiências nas três etapas da jornada: encontros de serviço pré-principal, principal e pós-principal. Especificamente, nos encontros de serviço principal, foram identificadas as seguintes práticas excludentes: atendimento precário, discriminação, restrição e barreiras de custos. Para lidar com essas situações, os participantes utilizam diversas estratégias de enfrentamento, identificadas por esse estudo como: evitação, gestão da visibilidade, ignorar, isolamento social, distração, performance de cisnormatividade, validação externa, confronto direto, educar o outro, busca por apoio social, busca por ajuda profissional, autoafirmação e engajamento com a causa. Essas estratégias aliadas ao desenvolvimento das suas capacidades e oportunidades ajudam as pessoas trans a construírem resiliência. Os achados dessa pesquisa apresentam insights importantes para as empresas investirem em melhorias nos serviços e minimizar as insatisfações e sofrimento dos consumidores transgêneros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConsumidores que experienciam vulnerabilidadept_BR
dc.subjectJornada do consumidorpt_BR
dc.subjectEstratégias de enfrentamentopt_BR
dc.titleJornadas de resiliência: experiências de vulnerabilidade e estratégias de enfrentamento de consumidores transgêneros em encontros de serviço de varejopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3331590678391510pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241878195485973pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxAlthough research on consumers who experience vulnerability has been highlighted in many studies and various groups and situations have been examined, transgender consumers have not yet received due attention in research. Transgender consumers may experience vulnerability in retail service encounters, as marketers (and society in general) tend to use the binary notion of gender (feminine and masculine). In this sense, this research aimed to understand how experiences of vulnerability are experienced and faced by transgender consumers throughout their journeys in retail service encounters, based on the following thesis: Experiences of vulnerability permeate the journeys of transgender consumers; interactions in retail service encounters are potential triggers for situations of transphobia and exclusion in the service; to deal with such experiences, transgender consumers employ coping strategies, building resilience. Adopting an interpretive stance, the research was conducted through oral history interviews. Twenty interviews were conducted to understand the experiences of vulnerability in service encounters and the meanings of these experiences for transgender consumers. Data were analyzed and interpreted through reflective thematic analysis. Participants reported situations of transphobia and exclusion, as well as their experiences in the three stages of the journey: pre-primary, primary, and post-primary service encounters. Specifically, in primary service encounters, the following exclusionary practices were identified: poor service, discrimination, restriction, and cost barriers. To deal with these situations, participants use several coping strategies, identified by this study as: avoidance, visibility management, ignoring, social isolation, distraction, cisnormativity performance, external validation, direct confrontation, educating others, seeking social support, seeking professional help, self affirmation and engagement with the cause. These strategies, combined with developing their capabilities and opportunities, help trans people build resilience. The findings of this research present important insights for companies to invest in improving services and minimizing the dissatisfaction and suffering of transgender consumers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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