Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66610

Comparte esta pagina

Título : ASSOCIAÇÃO DO L-PRF E DA FOTOBIOMODULAÇÃO COMO ADJUVANTES NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OSTEONECROSE DOS MAXILARES INDUZIDA POR MEDICAMENTOS: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA
Autor : Barreto, Maria Eduarda de Alencar
Palabras clave : osteonecrose da arcada osseodentária associada a bifosfonatos; terapia com luz de baixa intensidade; fibrina rica em plaquetas; procedimentos cirúrgicos operatórios.
Fecha de publicación : 29-jul-2025
Citación : BARRETO, Maria Eduarda de Alencar. Associação do L-PRF e da Fotobiomodulação como Adjuvantes no Tratamento Cirúrgico da Osteonecrose dos Maxilares Induzida por Medicamentos: Relato de Caso e Revisão de Literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (MRONJ) é uma doença óssea multifatorial associada ao uso de fármacos que interferem no metabolismo ósseo. Embora tenha sido descrita pela primeira vez em 2003, ainda não há consenso sobre a abordagem terapêutica mais eficaz, especialmente em casos avançados. Este estudo teve como objetivo relatar um caso clínico de MRONJ tratado por desbridamento cirúrgico associado à aplicação de membranas de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) e fotobiomodulação (PBM), além de realizar uma revisão de escopo para avaliar a eficácia dessa abordagem terapêutica combinada. O trabalho foi dividido em duas etapas: relato de caso e revisão de escopo, sendo esta última conduzida segundo os critérios PRISMA-ScR e a metodologia proposta por Arksey e O’Malley. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, sem restrição de idioma ou data, utilizando critérios de inclusão previamente definidos. Os estudos selecionados foram analisados quanto ao delineamento metodológico, tipo de intervenção, protocolos empregados e desfechos clínicos. A revisão de escopo identificou três estudos com delineamento de coorte retrospectivo, totalizando 99 pacientes. Todos relataram desfechos clínicos positivos com a associação de cirurgia, L-PRF e PBM, apesar das variações nos protocolos e parâmetros técnicos utilizados. O caso relatado refere-se a uma paciente do sexo feminino, 83 anos, em uso de risedronato oral há dois anos para tratamento de osteoporose, que desenvolveu osteonecrose mandibular espontânea, ela foi submetida à sequestrectomia com aplicação de L-PRF e sessões de PBM no trans e no pós-operatório, apresentando cicatrização completa da ferida em um mês e ausência de recidiva após doze meses de acompanhamento. A análise dos dados aponta que o tratamento cirúrgico combinado ao uso de L-PRF e da fotobiomodulação parece ser uma abordagem promissora no manejo da MRONJ, favorecendo o reparo ósseo e o controle do processo inflamatório.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66610
Aparece en las colecciones: (TCC) - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2 - MARIA EDUARDA DE ALENCAR BARRETO.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-10-17
2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons