Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66598

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Yago Vândson da-
dc.date.accessioned2025-10-17T13:32:32Z-
dc.date.available2025-10-17T13:32:32Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Yago Vândson da. Quantos corpos cabem no ensino de biologia? proposta de sequência didática sobre educação menstrual. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66598-
dc.description.abstractCercada de tabus, desinformação e sentimentos de constrangimento, a Educação para as Sexualidade tem papel fundamental no desenvolvimento integral dos indivíduos, tendo em vista que a sexualidade perpassa toda a vida, e desconsiderá-la desse processo é negligenciar seu processo de formação como cidadão atuante na sua dinâmica social. Moldando costumes, comportamento e influenciando até nossa forma de se relacionar consigo e com o outro, por muito tempo a sexualidade, ou sua expressão, foi reprimida e martirizada nos grupos sociais brasileiros. A escola, que muitas vezes é local onde o tema é debatido, necessita romper com a visão biológica-higienista, bem fundamentada desde a década de 1920, e promover um espaço de construção de aprendizagem com base na promoção de saúde, bem-estar e emancipação. Pensando na educação como instrumento transformador de sujeito e realidades, buscou-se desenvolver um portfólio com um conjunto de sequências didáticas para Educação para as Sexualidades com o foco na compreensão do ciclo menstrual e de como marcadores sociais, como raça, gênero e classe, influenciam a vivência dessa sexualidade e na promoção da dignidade menstrual. A sequência didática investigativa (SDI), por sua vez, pretende promover a construção de conhecimento com participação ativa do aluno, rompendo com o método tradicional de ensino. No tocante à saúde menstrual, o trabalho busca fomentar o acesso à informação e a garantia de direitos e justiça social, uma vez que também procura suscitar a visibilidade de corpos negros, pobres e trans, que muitas vezes são silenciados na ciência. O objetivo é promover uma educação efetiva, respeitosa e cordial, visando desconstruir tabus e preconceitos, garantir direitos e dignidade através do diálogo crítico, da problematização de realidades sociais e da valorização das diversidades no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação para as Sexualidadespt_BR
dc.subjectSaúde Menstrualpt_BR
dc.subjectDignidade menstrualpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.titleQuantos corpos cabem no ensino de Biologia? proposta de sequência didática sobre educação menstrualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9404801743990956pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700Vpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxSurrounded by taboos, misinformation, and feelings of embarrassment, sexuality education plays a fundamental role in the integral development of individuals, given that sexuality permeates a person's entire life, and disregarding it in this process is to neglect the formation of the subject as an active participant in their social dynamics. Shaping customs, behaviors, and even influencing how we relate to ourselves and others, sexuality—or its expression—has long been repressed and stigmatized in Brazilian social groups. Schools, which are often the place where the topic is debated, need to break with the biological-hygienist view, consolidated since the 1920s, and promote a space for learning based on the promotion of health, well-being, and emancipation. Thinking of education as an instrument for transforming individuals and realities, we sought to develop a portfolio with a set of teaching sequences for Sexuality Education, focusing on understanding the menstrual cycle and how social markers such as race, gender, and class influence the experience of sexuality and the promotion of menstrual dignity. The investigative teaching sequence, in turn, aims to promote the construction of knowledge with the active participation of students, breaking with the traditional teaching method. With regard to menstrual health, the work seeks to promote access to information and the guarantee of rights and social justice, as it also seeks to raise the visibility of black, poor, and trans bodies, which are often silenced in science. The goal is to promote effective, respectful, and welcoming education, aiming to deconstruct taboos and prejudices, guarantee rights and dignity through critical dialogue, the problematization.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Yago Vandson da Silva.pdf16,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons