Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66535
Comparte esta pagina
Título : | O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA |
Autor : | MOURA, Tarsis Pereira de |
Palabras clave : | gestão escolar; pandemia; ensino-aprendizagem; TDIC |
Fecha de publicación : | 8-nov-2022 |
Citación : | MOURA, Tarsis Pereira de. O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA. 2022. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Este artigo tem como foco analisar o papel da gestão escolar e o desenvolvimento de estratégias utilizadas para o processo de ensino e de aprendizagem na pandemia e na retomada das aulas nas escolas particulares. Tendo como principais referenciais JOST, MARLENE (2018), OLIVEIRA e SOUZA (2020), LUCKI, HELOISA (2009), PERES, (2020), OLIVEIRA, THAMILLES (2020), BRAZ, (2018), LIBÂNIO (2005); e OLIVEIRA e PEREIRA (2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Nossos principais recursos de coleta de dados foram as entrevistas e observações, que nos oportunizaram verificar o papel da gestão escolar no desenvolvimento das estratégias do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia. Destacamos nesse artigo a importância da equipe gestora das escolas no que se refere ao apoio pedagógico no período da covid 19. Nosso público alvo foi as equipes pedagógicas e os docentes interessados em entender os processos em outro viés, que se fazem necessários para pensar novas estratégias de ensino com o uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e reavaliar o pensamento de trabalho coletivo alinhado e a partir do movimento das necessidades apresentadas no período pandêmico. Como principais resultados salientamos a adequação aos novos caminhos pedagógicos traçados em meio a pandemia, os novos formatos educacionais adotados e o trabalho realizado em conjunto com as famílias e colaboradores para garantir o desenvolvimento na aprendizagem das crianças. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66535 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC FN TARSIS PEREIRA DE MOURA.pdf | 216,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons