Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66535
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Fernanda da Costa Guimarães | - |
dc.contributor.author | MOURA, Tarsis Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T19:22:11Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T19:22:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-14 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Tarsis Pereira de. O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA. 2022. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66535 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como foco analisar o papel da gestão escolar e o desenvolvimento de estratégias utilizadas para o processo de ensino e de aprendizagem na pandemia e na retomada das aulas nas escolas particulares. Tendo como principais referenciais JOST, MARLENE (2018), OLIVEIRA e SOUZA (2020), LUCKI, HELOISA (2009), PERES, (2020), OLIVEIRA, THAMILLES (2020), BRAZ, (2018), LIBÂNIO (2005); e OLIVEIRA e PEREIRA (2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Nossos principais recursos de coleta de dados foram as entrevistas e observações, que nos oportunizaram verificar o papel da gestão escolar no desenvolvimento das estratégias do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia. Destacamos nesse artigo a importância da equipe gestora das escolas no que se refere ao apoio pedagógico no período da covid 19. Nosso público alvo foi as equipes pedagógicas e os docentes interessados em entender os processos em outro viés, que se fazem necessários para pensar novas estratégias de ensino com o uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e reavaliar o pensamento de trabalho coletivo alinhado e a partir do movimento das necessidades apresentadas no período pandêmico. Como principais resultados salientamos a adequação aos novos caminhos pedagógicos traçados em meio a pandemia, os novos formatos educacionais adotados e o trabalho realizado em conjunto com as famílias e colaboradores para garantir o desenvolvimento na aprendizagem das crianças. | pt_BR |
dc.format.extent | 17p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5363160577300994 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC FN TARSIS PEREIRA DE MOURA.pdf | 216,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons