Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66535

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Fernanda da Costa Guimarães-
dc.contributor.authorMOURA, Tarsis Pereira de-
dc.date.accessioned2025-10-14T19:22:11Z-
dc.date.available2025-10-14T19:22:11Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2025-10-14-
dc.identifier.citationMOURA, Tarsis Pereira de. O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA. 2022. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66535-
dc.description.abstractEste artigo tem como foco analisar o papel da gestão escolar e o desenvolvimento de estratégias utilizadas para o processo de ensino e de aprendizagem na pandemia e na retomada das aulas nas escolas particulares. Tendo como principais referenciais JOST, MARLENE (2018), OLIVEIRA e SOUZA (2020), LUCKI, HELOISA (2009), PERES, (2020), OLIVEIRA, THAMILLES (2020), BRAZ, (2018), LIBÂNIO (2005); e OLIVEIRA e PEREIRA (2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Nossos principais recursos de coleta de dados foram as entrevistas e observações, que nos oportunizaram verificar o papel da gestão escolar no desenvolvimento das estratégias do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia. Destacamos nesse artigo a importância da equipe gestora das escolas no que se refere ao apoio pedagógico no período da covid 19. Nosso público alvo foi as equipes pedagógicas e os docentes interessados em entender os processos em outro viés, que se fazem necessários para pensar novas estratégias de ensino com o uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e reavaliar o pensamento de trabalho coletivo alinhado e a partir do movimento das necessidades apresentadas no período pandêmico. Como principais resultados salientamos a adequação aos novos caminhos pedagógicos traçados em meio a pandemia, os novos formatos educacionais adotados e o trabalho realizado em conjunto com as famílias e colaboradores para garantir o desenvolvimento na aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.titleO PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5363160577300994pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC FN TARSIS PEREIRA DE MOURA.pdf216,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons